Negócios
Sebrae/RR promove primeira edição do Cacay Day para produtores rurais do estado na Expoferr 2024 | ASN Roraima
O Sebrae/RR, por meio da Unidade de Competitividade Agroambiental (Uagro) realizou a primeira edição do Cacau Day na 43ª Feira de Exposição Agropecuária de Roraima – Expoferr.
Unindo o agronegócio à tecnologia, o Cacau Day teve uma programação inteira voltada a produtores de cacau do estado que buscam impulsionar sua produção.
A programação iniciou com palestras sobre o uso de inteligências artificiais na produção de cacau e as responsáveis por ministrá-las foram as empresas parceiras e atuantes no desenvolvimento do pequeno agricultor: Dimitra Tecnologia e Ceres Agrointeligência, ambas especialistas em tecnologias para o agronegócio.
Contando com a interatividade e empolgação dos participantes, as palestras resultaram em muito debate e conversa sobre comercialização, mercado e tecnologia.
Rodrigo Rosa, analista da Uagro Sebrae/RR e gestor do projeto Cacau Day, comentou sobre como a programação foi pensada para o produtor rural:
Essa é a primeira edição do Cacau Day e trouxemos diversas palestras e apresentações, falamos sobre rastreabilidade, tecnologia, utilização da tecnologia na produção de cacau, sobre as perspectivas e o futuro do mercado, valores e preços do cacau atualmente e também sobre os beneficiamentos: a produção de chocolate, o cooperativismo, e a industrialização do cacau. Uma programação pensada para o produtor rural. finalizou Rodrigo.
Carlos Dias, Diretor Brasil da Dimitra Tecnologia, uma empresa que foca principalmente na revolução agrícola e em impulsionar os pequenos agricultores com as soluções mais inovadoras e avançadas do mercado, ministrou a palestra ‘Tecnologia para Gestão da Propriedade e Rastreabilidade’. A palestra foi inteira ministrada com microfone diretamente ligado à fones de ouvido utilizados pelos produtores rurais. Uma tecnologia pensada em realizar palestras sem interrupções de barulhos externos, além de possibilitar a realização de várias palestras em um mesmo ambiente fazendo com que o público escute somente a palestra de seu interesse.
Nós viemos aqui hoje para falar sobre produção de cacau e apresentar uma tecnologia, um aplicativo que ajuda o produtor rural nas questões de propriedade e rastreabilidade de produtos cultivados por eles. Nosso público aqui são produtores de cacau e todos ficaram muito interessados sobre a questão da rastreabilidade para poder demonstrar seu produto final e as características do seu cultivo ao seu consumidor. Ressaltou o diretor.
Na oportunidade, Carlos expressou sua satisfação com o projeto Cacau Day, uma iniciativa Sebrae/RR:
Estamos muito satisfeitos, conseguimos passar ao produtor rural toda tecnologia que a Dimitra oferece e toda facilidade em questão de trazer mais sustentabilidade e melhor qualidade em produtos finais para o produtor do estado de Roraima.
Já Carl Amorim, CEO da Ceres Agrointeligência, empresa focada em desenvolver produtos e serviços baseados em dados das propriedades rurais, palestrou sobre ‘Tecnologia para Novos Modelos de Financiamento da Produção Agrícola e como alcançar mercados globais’.
Em sua palestra, Carl discursou sobre temas essenciais para o sucesso no agronegócio: Financiamento a custos mais baixos, investimento de risco, compra e venda de produtos em marketing place com maior rentabilidade ou menor custo para o produtor, análises de relatórios que ajudam na tomada de decisão para aumentar a produtividade e melhorar a gestão financeira dos recursos, diminuir os custos, gerar benefícios nas áreas de preservação e práticas sustentáveis, e agregar valor por certificação de origem sanitária e orgânica.
Trouxemos ao produtor rural um pacote completo e fácil de operar que não exige muito conhecimento técnico além do que ele já possui hoje, e se ele precisar aprender, nós incluímos a capacitação no contrato, ou seja, chegamos com projeto completo de transformação digital para uma nova economia que é muito mais voltada para o pequeno e o médio produtor associado. Com isso nós acreditamos que colocamos o pequeno produtor rural em condições iguais aos grandes produtores em termo de acesso ao mercado, tecnologia, às melhores práticas da agropecuária e tomada de decisões. Pontuou Carl.
Além dessas, a programação Cacau Day contou com outras duas palestras: ‘O Futuro da Cacauicultura: do Brasil para o mundo’, com Anna Paula Losi, presidente da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e ‘Verticalização da Produção de Cacau como Fonte de Renda para a Agricultura Familiar – da produção a comercialização’ – com Ademir Venturin, da Cacau Way.
Na ocasião, os produtores de cacau tiveram ainda a oportunidade fazer visitas técnicas a vitrine tecnológica e à espaços dedicados a exposição de produtos rurais na Expoferr.
–
Por: Jhennifer Silva