Geral

MA: programa Meu Celular de Volta devolve 500 aparelhos roubados

MA: programa Meu Celular de Volta devolve 500 aparelhos roubados
Publicado em 13/11/2024 às 15:56

O programa Meu Celular de Volta, implantado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, acaba de devolver pelo menos 500 celulares roubados para moradores da Região Metropolitana da capital, São Luís.

Inspirado em uma iniciativa semelhante desenvolvida pela Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, o projeto, que une tecnologia e o serviço de inteligência da polícia estadual, parte de um hábito simples após o furto ou roubo de celular: o boletim de ocorrência. No entanto, esse boletim precisa de dados mais específicos para dar início ao processo de recuperação do aparelho. O principal deles é o IMEI, sigla em inglês que pode ser traduzida como Identidade Internacional de Equipamento Móvel, como explica o Secretário de Estado da Segurança Pública maranhense, Maurício Ribeiro Martins.

A nutricionista Olívia Nadja, ao fazer o boletim de ocorrência, forneceu esse dado de identificação do aparelho.

Com o rastreamento do aparelho, quem está de posse do celular recebe uma intimação por mensagem no telefone, informando que o aparelho é fruto de roubo e que deve ser devolvido em horário e local especificados na mensagem, esclarece o Secretário.

Das 2 mil intimações virtuais emitidas desde o início do programa, mais de 500 pessoas atenderam à solicitação e apresentaram o celular para devolução aos verdadeiros donos. O Secretário acredita que algumas pessoas podem não ter recebido ou visto a mensagem, e outras trocaram de chip após o rastreamento. Esses cidadãos que permanecem com celulares roubados ou furtados receberão agora uma intimação física.

Após a implantação na Região Metropolitana de São Luís, a cidade de Imperatriz, segunda maior do estado, deve ser a próxima a receber o projeto de maneira permanente. Segundo o Secretário de Segurança, a expectativa é que futuramente o programa Meu Celular de Volta seja implantado em todo o Maranhão.

*Com produção de Dayana Vitor.


ITARARÉ