Geral
Rio Negro pode ficar abaixo dos 16 metros até o final de 2024
O nível do Rio Negro, em dois dias, subiu 42 centímetros, sendo 21 centímetros de terça-feira para quarta-feira e mais 21 centímetros de quarta-feira para quinta-feira. Isso não acontecia desde dezembro de 2023, quando o rio subiu 44 centímetros nos dias 16 e 17 daquele mês.
Apesar da subida do nível do Rio Negro nos últimos dias, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) afirma que é necessário aguardar até o fim do mês de novembro para confirmar a recuperação dos níveis históricos e o período de cheia.
A Bacia do Rio Negro pode ficar abaixo dos 16 metros até o fim do ano, segundo o quadragésimo sétimo boletim hidrológico divulgado pelo SGB. A marca é considerada crítica para os padrões de segurança do rio.
A seca mudou o cenário da região. A praia da Ponta Negra, ponto turístico de Manaus, continua interditada desde o dia 17 de setembro, quando atingiu a marca de 15,77 metros, nível abaixo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, que prevê a medida de segurança quando o nível do rio atingir 16 metros.
Se a previsão do Serviço Geológico do Brasil ocorrer, a praia só abrirá em 2025.
Os rios da Bacia do Amazonas também foram afetados. Bancos de areia surgiram e dois portos provisórios foram montados para atender à logística da Zona Franca de Manaus: um píer no Rio Amazonas, em Itacoatiara; e outro na enseada do Rio Madeira.
No Amazonas, as 62 cidades continuam em situação de emergência.