Negócios
‘Chão de Fábrica Digital’: Uma parceria Sebrae/RR, Seadi e Senai atuando no fomento da indústria do estado | ASN Roraima
O Sebrae/RR em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RR) e Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi/RR) promoveu na manhã desta terça-feira (19) o lançamento do projeto ‘Chão de Fábrica Digital’, ação aconteceu no auditório do Senai Asa Branca.
Reunindo indústrias de diversos setores, o evento teve como objetivo apresentar a metodologia do programa, que busca impulsionar a transformação digital nas pequenas indústrias do estado por meio do Projeto Técnico de Automação, Sensoriamento de Linha de Produção e Eficiência Energética com a implementação de tecnologias de sensoriamento de linhas de produção.
O projeto ‘Chão de Fábrica Digital’ visa selecionar empresas do segmento industrial interessados em receber capacitação, consultoria e implementação de transferências tecnológicas através das tecnologias habilitadoras, para melhoria dos processos produtivos industriais, como estímulo e valorização do setor no município de Boa Vista.
Marcelo Chaves, gerente de Tecnologia, Inovação e Educação do Senai, fez a apresentação dos projetos que integram o programa:
Hoje nós estamos lançando esse programa em parceria com a Seadi e o Sebrae, o projeto Chão de Fábrica Digital. É um projeto que visa impulsionar as indústrias melhorando a competitividade através da redução dos desperdícios, então cada vez que ele reduz seu desperdício, ele vai aumentar sua competitividade e sua produtividade. Nós iremos fazer capacitações, não só a consultoria, mas capacitações onde o funcionário entenda, saiba aplicar e dar continuidade ao programa. Então, uma vez que eles entendem, conhecem as ferramentas, eles vão aplicando em cada setor da empresa.
Na oportunidade, Marcelo falou sobre uma das consultorias propostas pelo programa:
Outro projeto que está dentro desse ‘guarda-chuva’ é o de Eficiência Energética, onde o empresário vai conhecer o seu perfil econômico de energia, o tanto que ele gasta, onde ele pode reduzir e se tem pontos de consumo. Finalizou o gerente.
Sobre os projetos:
Consultoria Eficiência Energética:
Promove consultorias e aperfeiçoamento profissional, incluindo mapeamento energético, que possui análise do histórico de consumo dos principais usos fiais do chão de fábrica, visando a otimização dos insumos energéticos.
Benefícios: Eliminação de desperdícios energéticos no chão de fábrica e contribuição para uma indústria mais limpa.
Consultoria Manufatura Enxuta:
Promove consultorias e aperfeiçoamento profissional, incluindo priorização, mapeamento de processos e adoção de ferramentas específicas, para a redução de desperdícios para o aumento da produtividade da empresa.
Benefícios: Eliminação de desperdício de produção no chão de fábrica, com aumento da produtividade de um processo, contribuindo para uma indústria mais competitiva.
As consultorias Eficiência Energética e Manufatura Enxuta resultarão em colaboradores mais capacitados; ganhos de produtividade; capacidade de identificação e redução dos principais desperdícios e gargalos produtivos da empresa; diminuir o tempo de produção dos produtos/serviços; melhoria contínua; redução de custos.
Ambos os projetos são voltados à micro e pequenas empresas de todos os setores; CNAES Industriais; empresas que apoiem capacitações e linha de produção em série.
Presente na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, ressaltou o objetivo da iniciativa:
O Chão de Fábrica Digital vem para fortalecer a competitividade e a produtividade das indústrias do estado de Roraima. É uma execução que o Senai/RR está fazendo para poder trabalhar a eficiência e o uso racional visando melhorar a qualidade dos produtos, reduzir custos e ganhar tempo. Com isso, as indústrias de Roraima tornam-se mais competitivas.
Em sua fala, o diretor apontou a parceria Sebrae/RR e Governo do Estado:
A execução do Chão de Fábrica Digital só foi possível pela parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, que estão efetivamente financiando os recursos para que o Senai possa executar e, com isso, trazer esse aumento da competitividade das indústrias de Roraima. Finalizou Baú.
A presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Isabel Itikawa, discursou sobre as vantagens do projeto:
Esse projeto foi idealizado pelo governo do estado em parceria com o Sebrae e tem o Senai como a grande responsabilidade em executar dentro das indústrias o projeto ‘Chão de Fábrica’. Nós, enquanto instituição, nos sentimos na responsabilidade, na felicidade de poder estar entrando nas indústrias, acompanhando passo a passo e possibilitando que os empresários das indústrias possam vivenciar esse novo aprendizado que vai beneficiar tanto na questão de eficiência energética, nos processos dentro das indústrias e no processo de produção.
Representando o governador do estado, o coordenador de inovação da Seadi, Rubhi Braga, falou sobre a importância do investimento da transformação digital nas indústrias de Roraima:
Uma iniciativa do governo do estado de Roraima, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, visando a transformação digital da indústria. O governador Antônio Denário, preocupado com o nível de oportunidades que nós precisamos para gerar competitividade no estado, investe e apoia o fomento da transformação digital para que os setores da indústria, do agronegócio, comércio, serviço possam gerar diferenciais competitivos. E esse é o objetivo desse projeto, hoje está se materializando aqui, numa união, nos esforços, através da Secretaria, através do Sebrae e através da Federação, que é uma apoiadora junto com o Senai, desse processo de transformação da nossa indústria local.
Já o gerente da Unidade de Gestão da Inovação, Mercado e Serviços (Ugims) do Sebrae/RR, Lucas Wolkartte, partilhou o interesse da instituição em trabalhar eficiência energética:
O lançamento de um convênio super importante que temos com a Seadi, a qual o Senai é a parte executora. Uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae trazendo essa questão da automação para as indústrias e trabalhando na parte de eficiência energética. Nós sabemos que um layout ineficiente traz custos para uma indústria e quando olhamos para toda a automação e sensoriamento dessa linha de produção, entendemos que é uma redução de custo muito importante para a indústria e, claro, vai trazer modernidade, capacidade técnica e prosperidade para as indústrias. E, do outro lado, falamos sobre eficiência energética, vamos trabalhar ela pensando na sustentabilidade, pensando em trabalhar energias limpas, que é a energia solar. Pontuou Wolkartte.
Helder Oliveira da Silva, proprietário da empresa JM Bordados também esteve presente e expressou a satisfação em fazer parte:
Nós ficamos muito felizes em receber o convite para participar desse evento do Chão de Fábrica. Acreditamos que as fábricas de um tempo para cá têm tido mais visibilidade aqui no estado de Roraima e o apoio dos grupos que estão realizando esse evento é de grande valia. Vamos tirar bastante proveito do evento e implementar dentro da empresa também.
O lançamento contou com a presença de outras empresas e instituições como Governo de Roraima; Indústria Vitória LTDA; RoraiFrut; Tapeçaria Top; Migos Donuts; Indústria Água Boa; Agroindústria Serra Verde; Sabor do Norte Alimentos; Novo Paraíso Empreendimento; NW4 Soluções e Empreendimentos; Blue Uniformes; Cerâmica SB, e Alfa Stillu’s.
O Programa ‘Chão de Fábrica Digital’ abrirá novas oportunidades para as empresas absorverem tecnologias digitais, melhorarem gestão e os processos produtivos aumentando sua competitividade e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável de Roraima. Através da implementação de automação e sensoriamento de linhas de produção, as empresas poderão otimizar sua eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a qualidade de seus produtos.
Por: Jhennifer Silva