Negócios

Sebrae-SP promove encontro entre produtores rurais e startups para discutir desafios do agronegócio em Itápolis | ASN São Paulo

Sebrae-SP promove encontro entre produtores rurais e startups para discutir desafios do agronegócio em Itápolis | ASN São Paulo
Publicado em 22/11/2024 às 22:24

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara promoveu um encontro inovador entre produtores rurais de Itápolis e startups da região, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências e buscar soluções para enfrentar os desafios do dia a dia no campo. O evento foi realizado no dia 18, no Sindicato Rural de Itápolis.

Durante a roda de conversa, produtores rurais, startups, agentes de inovação do ALI Rural e a incubadora de empresas de Araraquara discutiram temas como tratamento de solo, falta de chuva, perda de produção, adubação, negociação de vendas, desvalorização dos produtos e como as empresas focadas em tecnologia e inovação podem contribuir com soluções para minimizar esse cenário.

É desses encontros e conexões que surgem parcerias importantes tanto para os produtores quanto para as empresas. Um exemplo é a startup Insuma Biotecnologia, onde a bióloga Flávia Bottino desenvolveu um bioestimulante com microalgas que melhora a qualidade do solo e fortalece o crescimento das raízes.

Após experimentos bem-sucedidos em laboratório, a pesquisadora iniciou testes práticos em uma propriedade rural, graças às conexões intermediadas pelo Sebrae-SP. “Pedi ao Sebrae que indicasse um produtor para firmar uma parceria e acompanhar o desenvolvimento das raízes. Com base nos parâmetros, o experimento está sendo aplicado em uma cultura de milho e conseguimos acompanhar sua performance na prática”, explicou Flávia.

José Eduardo Faggion, produtor de batata doce branca em Itápolis, é outro exemplo de como a inovação pode transformar a realidade do pequeno agricultor. Com o apoio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI Rural) do Sebrae-SP, ele desenvolveu uma máquina para plantar e colher batata doce e melhorou seu sistema de irrigação, utilizando água da chuva de forma eficiente.

Essas inovações não só aumentaram sua produtividade, mas também abriram novas oportunidades de mercado, como o fornecimento de boa parte da sua produção para indústrias que produzem doces.

O programa ALI Rural é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento e apoio aos produtores rurais, garantindo que eles insiram gestão e inovação no seu dia a dia. O escritório do Sebrae-SP em Araraquara, que atende 19 municípios da região, já acompanhou diversas empresas e, no último ciclo, mais de 40 produtores rurais tiveram a oportunidade de participar da iniciativa.

Para Luciane Girasolo, analista do Sebrae-SP e gestora do ALI Rural, trata-se de um caminho para levar ao produtor rural metodologias diferenciadas, boas práticas agrícolas, capacitação e acesso ao mercado. “Para enfrentar os desafios do agronegócio, é fundamental apostar em inovação, tecnologia, utilizando ferramentas modernas para melhorar a eficiência e a produtividade”, finalizou.

ITARARÉ