Geral
Acidente com ônibus deixa 18 mortos na Serra da Barriga
A Polícia Científica de Alagoas iniciou uma força-tarefa para realizar as necropsias, identificações e liberações dos corpos das 18 pessoas que morreram em consequência de um grave acidente, na tarde desse domingo (24), com um ônibus na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o acidente.
Em nota, a prefeitura de União dos Palmares informou que também abriu uma investigação. O ônibus era de uma empresa terceirizada que prestava serviço à prefeitura e estava com a vistoria em dia, tendo passado, inclusive, por uma inspeção dias antes do acidente.
Os sobreviventes relataram que o veículo apresentou falhas mecânicas antes de capotar e cair numa ribanceira de mais de 20 metros, quando seguia para um evento na Serra da Barriga, que fica em União dos Palmares.
Dezesseis passageiros morreram ainda no local. Uma gestante chegou a ser encaminhada para o Hospital Regional da Mata, que fica em União dos Palmares, mas não resistiu aos ferimentos. A 18ª morte é de uma criança de quatro anos que estava internada no Hospital Geral do Estado em Maceió, e faleceu na manhã desta segunda-feira (25).
Outros 28 passageiros foram resgatados. Desses, 16 foram atendidos também no Hospital Regional e outros 12 pacientes foram transferidos para atendimento no Hospital Geral do Estado, em Maceió.
O ônibus seguia para a Serra da Barriga, um local considerado sagrado pela luta a favor da liberdade dos povos negros por ter abrigado o maior e mais importante grupo de resistência contra a escravidão no país, que foi o Quilombo dos Palmares. Os passageiros iam participar do último dia de comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, data lembrada oficialmente no último dia 20 de novembro.
Pelas redes sociais, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que iria participar de um evento em União dos Palmares nesta segunda-feira (25), prestou solidariedade às vítimas e seus familiares. O evento Comunicação Pública e Igualdade Racial foi cancelado.
Em uma rede social, o presidente Lula expressou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas envolvidas no acidente.
E o governador Paulo Dantas e o prefeito de União dos Palmares, Kil de Freitas, decretaram luto oficial de três dias. As aulas na rede estadual de ensino que ficam na cidade foram canceladas.