Religião
Revista mensal e transmissão ao vivo do túmulo de São Pedro são novidades no Vaticano para o Jubileu 2025
26 de nov de 2024 às 10:53
A Santa Sé divulgou ontem (25) duas iniciativas promovidas pela basílica de São Pedro em vista do Ano Jubilar de 2025: uma nova revista e uma transmissão ao vivo do túmulo de São Pedro.
O papa Francisco vai inaugurar a transmissão ao vivo do túmulo do apóstolo e primeiro papa em 2 de dezembro.
A Santa Sé também anunciou a publicação de uma nova revista, sob a direção da liderança da basílica de São Pedro, chamada Piazza San Pietro. Uma característica da nova revista será a coluna “Cartas ao Editor”, na qual o papa Francisco responderá às cartas dos leitores.
A revista, cuja edição piloto já foi lançada, será publicada em inglês, espanhol e italiano. Pode ser comprada no novo centro de visitantes da Basílica de São Pedro ou por assinatura.
No discurso de apresentação da revista, o arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, disse que a publicação é “uma escolha corajosa, que a criatividade e a energia do padre Enzo [Fortunato] nos levaram a fazer…”
O padre Enzo Fortunato, diretor de comunicações da basílica de São Pedro desde janeiro, tem sido uma personalidade proeminente da mídia na Itália desde o final dos anos 1990. Ele também tem experiência com comunicações institucionais para os franciscanos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em uma coletiva de imprensa ontem (25) no Vaticano, Fortunato elogiou o convite do papa Francisco aos jornalistas para “gastar as solas dos sapatos”. É “um forte lembrete do jornalismo tradicional, para uma imersão mais profunda na realidade, para o contato direto com os lugares, mas acima de tudo com as pessoas”.
“Esta é a nossa ideia de comunicação, esta é a nossa estratégia, o coração do plano de comunicação”, disse ele, falando sobre a basílica de São Pedro.
O padre Orazio Pepe, secretário da Fábrica de São Pedro, leu as observações de Gambetti pois o cardeal não pôde comparecer à coletiva de imprensa conforme planejado.
A Santa Sé também anunciou duas outras novidades sobre a basílica ontem.
A Fábrica de São Pedro colocará à disposição uma sala multiuso dentro dos escritórios da basílica para a realização de coletivas de imprensa e briefings com jornalistas e a basílica de São Pedro terá sua marca alterada com uma fonte personalizada que será usada em um novo site a ser lançado em 2025.