Negócios
Produzindo e Empreendendo: sustentabilidade rural e empreendedorismo marcam evento em Balsas | ASN Maranhão
O encerramento do ciclo anual do projeto Produzindo e Empreendendo – Transformando Pequenos Produtores em Empresários Rurais reuniu, na última quinta-feira (28), em Balsas, pequenos produtores rurais, parceiros e representantes institucionais. Promovida pelo Sebrae Maranhão e a IDH Brasil (Iniciativa para o Comércio Sustentável), a iniciativa está em seu segundo ano de execução e já alcançou 200 produtores de oito municípios da região do Cerrado Sul Maranhense.
O evento marcou a apresentação dos resultados obtidos em 2024, com relatos inspiradores dos participantes e a realização de painéis sobre as cadeias produtivas de ovinocaprino, bovinocultura de leite e hortifruticultura e cultivo de mandioca. Entre as atividades, destacaram-se as melhorias no manejo de rebanhos, diversificação da produção e inclusão de novas técnicas sustentáveis.
Segundo Sandra Barcelos, gestora do projeto, o balanço do primeiro ano é extremamente positivo. “Em 12 meses, conseguimos mapear cerca de 200 produtores em oito municípios e diagnosticar suas necessidades para desenvolver ações mais assertivas. A partir disso, realizamos orientações técnicas, promovemos seminários e incentivamos práticas inovadoras e sustentáveis. O objetivo é ir além da produção: queremos que os produtores assumam uma postura empreendedora, ampliem suas rendas e se consolidem no mercado”, avaliou.
João Luís Cardoso é produtor de hortifruti em Balsas e já colhe os frutos da iniciativa com as experiências compartilhadas por outros produtores durante o evento. “Antes, eu produzia sem orientação. Agora, com o apoio técnico do Sebrae, consegui diversificar minha produção e ter mais rentabilidade, como com o plantio de quiabo, que já está me rendendo um salário”, destacou.
Parceiros estratégicos, como Ricardo Ciappina, do Rancho Tamborí, também reforçaram a importância do projeto. Em sua fala, o produtor e proprietário de um frigorífico ressaltou que existe uma demanda reprimida por ovinos na região e que a atividade é desafiadora, mas vale o esforço. O frigorífico tem capacidade atual de abater pelo menos 1.800 animais por mês. “Ovinocultura é uma cultura que exige organização e técnica. Esse apoio do Sebrae permite que pequenos produtores comecem de forma estruturada, garantindo a rentabilidade e sustentabilidade no longo prazo”, afirmou.
Sobre o Projeto
O Produzindo e Empreendendo é uma parceria de cofinanciamento entre o Sebrae Maranhão, por meio de projetos como Agronordeste e ALI Rural e Territórios Empreendedores, e a IDH Brasil, com previsão de execução até 2025. A iniciativa busca profissionalizar a gestão rural e fomentar a economia sustentável nos municípios de Pastos Bons, Alto Parnaíba, Nova Colinas, Riachão, Loreto, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Feira Nova do Maranhão, Carolina, Balsas e Tasso Fragoso.
As ações do projeto estão alinhadas ao Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) da Região de Balsas, promovendo produção sustentável, preservação ambiental e inclusão social. Até agora, já foram realizadas capacitações em boas práticas agrícolas, manejo sanitário, nutrição, regularização fundiária e acesso ao mercado.