Negócios
Sebrae marca presença em simpósio acadêmico sobre bioeconomia | ASN Pará
O Sebrae no Pará foi um dos parceiros do IV Simpósio de Pesquisas em Meio Ambiente e Conservação (IV SPMAC), que teve como tema “Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia” e está sendo realizado até esta sexta-feira (29), no campus Guamá da Universidade Federal do Pará, em Belém.
“Para o Sebrae no Pará, apoiar e estar presente em eventos como este é uma forma de contribuir para disseminar a inovação e a sustentabilidade dos pequenos negócios, aproximando o mundo acadêmico da pesquisa com a realidade dos empreendedores”, enfatiza o analista técnico do Sebrae no Pará, Rubens Brito.
O principal objetivo do evento é promover a integração e a discussão entre pesquisadores, profissionais e estudantes sobre o uso de tecnologias e metodologias avançadas para criar produtos e serviços mais sustentáveis, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Exemplos de negócios sustentáveis, dois empreendimentos atendidos pelo Sebrae apresentaram seus modelos de negócios para estudantes e professores presentes no evento. O primeiro deles foi a DCO Sustentável, representada por Davi Cavalcante, que participou da mesa redonda “Estratégias para Desenvolvimento da Bioeconomia na Amazônia: Inovações e Tecnologias Sociais”, na quarta (27). A empresa desenvolveu uma hidroturbina que leva água potável a populações ribeirinhas.
Na quinta (28), foi a vez da designer e artesã Nilma Arraes, da Trama Design Artesanal, participar da palestra “Produção de biojoias: um caminho para a bioeconomia e sustentabilidade”, do Professor Doutor Ricardo Morais de Miranda. Durante a conversa, Nilma relembrou sua trajetória para os alunos e os desafios que enfrenta em seu dia a dia como empreendedora. “Eu me sinto muito honrada em estar aqui, no meio acadêmico, falando como artesã”.