Geral
Feira Aquilombar destaca cultura quilombola nos Arcos da Lapa
Para celebrar a bagagem cultural, gastronômica e de lutas dos povos afro-brasileiros, ocorre até este domingo, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, a segunda edição da feira Aquilombar, um evento de empreendedorismo de pessoas negras e quilombolas.
Na feira, é possível conhecer e comprar produtos de beleza, artesanato e moda quilombola. Também dá para experimentar comidas típicas dos quilombos, aprender um pouco da cultura dos remanescentes dos negros escravizados, participar de debates sobre questões da população negra, assistir a apresentações culturais e acompanhar desfiles.
Segundo dados recentes do IBGE, a população quilombola no Brasil é de mais de 1.013.320 pessoas, o que equivale a 0,65% do total de habitantes do país. A região Nordeste concentra mais de 68% dos quilombolas. Já no estado do Rio de Janeiro, quase 14% da população quilombola se encontra, com mais de 20.000 remanescentes de escravos.
Cabo Frio é a cidade que lidera em concentração de quilombolas, seguida por Campos dos Goytacazes, a capital do estado, Magé e Búzios.
A feira Aquilombar tem atividades até às 5 horas da tarde deste domingo. O evento, que começou neste sábado, é uma iniciativa do Sebrae e conta com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Associação Brasileira de Imprensa e da Rádio Nacional.