Religião
Imagem de são José de Botas volta a igreja de que foi furtada em Sabará depois de 77 anos
3 de dez de 2024 às 15:53
Uma imagem de são José de Botas do século XVIII voltará a Sabará 77 anos depois de ter sido furtada. O roubo ocorreu durante a Semana Santa de 1947 da igreja Nossa Senhora da Conceição. No domingo, 8 de dezembro, às 10h na missa da solenidade Nossa Senhora da Conceição, a imagem retorna à igreja.
A imagem foi encontrada em um site de leilões, no Rio de Janeiro e antes de ser entregue à igreja de Sabará pelo Ministério Público de Minas passará por um processo de restauração.
Antes de ser furtada, a imagem são José de Botas ficava no nicho lateral do altar estilo dom João V, em uma sala que, antes era usada como capela mortuária, para velar os fiéis defuntos, depois esta capela foi modificada para acolher o Santíssimo Sacramento, segundo a arquidiocese de Belo Horizonte.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A imagem de são José de Botas é “uma escultura do período barroco, de 55 cm de altura, dourada e policromada, calçada com botas que não chegam ao joelho, e o chapéu não é tricórnio, mas sim, lembra um “sombreiro” mexicano, redondo, dependurado atrás do pescoço” relatou o historiador José Bouzas. Ele acredita que esta imagem “seria provavelmente das primeiras do acervo da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, talvez de origem espanhola, o que era comum, trazida nos “embornais” dos bandeirantes, no início do povoamento das Minas”.