Geral

Homem jogado da ponte: treze policiais afastados das ruas em SP

Homem jogado da ponte: treze policiais afastados das ruas em SP
Publicado em 04/12/2024 às 17:31

Treze policiais foram afastados após homem ser jogado de uma ponte durante uma abordagem.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, eles ainda serão ouvidos e permanecerão afastados das ruas até a conclusão dos inquéritos. 

O episódio ocorreu na noite dessa segunda-feira (2) e gerou repercussão e repúdio de diversas autoridades e órgãos públicos.

O Ministério Público de São Paulo disse que vai trabalhar para que os responsáveis pelo episódio sejam punidos exemplarmente.

O Ministério de Direitos Humanos também repudiou a ação. Em nota, o Ministério afirmou que irá acionar a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo para que o ocorrido seja apurado com rapidez.

Apesar de o governador Tarcísio de Freitas e o secretário Guilherme Derrite avaliarem que episódios de violência policial no estado são isolados, um levantamento do Instituto Sou da Paz, divulgados em outubro deste ano, mostra que houve aumento de 78% na letalidade policial, no período de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, ainda segundo o Instituto, a letalidade policial sobre pessoas pardas cresceu 82,2%. E contra pessoas pretas cresceu mais de 90%.

Por causa desse e outros episódios recentes de violência policial, como: o assassinato de um estudante de Medicina, e a execução sumaria de um homem após furtar sabão, ambos ocorridos no mês passado, diversos movimentos sociais marcaram um ato para esta quinta-feira (5) para protestar contra a violência policial.


ITARARÉ