Negócios
Evento Lidera estimula empreendedorismo em Engenharia e Arquitetura | ASN Paraíba
Um evento direcionado ao mercado de trabalho dentro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi pensado para apontar o empreendedorismo como uma alternativa viável. O Lidera foi pensado para os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, realizado na biblioteca central, nesta quinta-feira (5). Dentro do Lidera foi preparado o Hackathon Liderar, um desafio universitário. O Sebrae/PB é o parceiro que está realizando o desafio e indicará os caminhos do empreendedorismo.
Desenvolver o conceito inicial de uma startup é o principal objetivo do Lidera. Daniela Leite, aceleradora corporativa da Neo Ventures, empresa contratada pelo Sebrae/PB para operar o Ideathon, disse que o momento é de reunir os interessados em criarem e manterem seus negócios nos setores dessas duas áreas.
“Nós pretendemos, com o Lidera, mostrar o que é ser uma startup desses setores, abrangendo nome, público-alvo, propósito e solução principal. Nós temos também um foco a ser trabalhado, que é melhorar as autoconstruções em assentamentos precários por meio de inovação e empreendedorismo”, explicou.
Já o Hackathon, é o desafio que tem a metodologia do ensino empreendedor por meio da disputa entre os estudantes de Engenharia e Arquitetura da UFCG. O objetivo é de construir novas soluções e enxergar novas oportunidades de mercado para os profissionais das duas áreas.
A analista técnica da agência do Sebrae/PB em Campina Grande, Ivana Sena, contou que a parceria se deu pela instituição trabalhar com o método de jogo ou desafio com a temática do empreendedorismo.
“O primeiro passo para a jornada empreendedora é aproximar as empresas júniors. A Alicerce, empresa de Engenharia, está junto com o Sebrae/PB para transformar essa proposta, de sair das quatros paredes da universidade e transformar as ideias em negócios. O Lidera veio para instigar a mentalidade empreendedora nesses alunos. E o Hackathon, com toda sua metodologia organizativa, puxa essas ideias, conecta esses alunos aos novos olhares sobre o empreender”, concluiu.