Religião
Missionários levam o Natal às cadeias, praças e moradores de rua de São Paulo
10 de dez de 2024 às 15:37
A Missão Thalita Kum leva a celebração do nascimento do menino Jesus, às pessoas nas ruas, praças, transportes públicos, bares e cadeias da cidade de São Paulo (SP).
“Costumamos fazer essa missão no mês de dezembro, próximo do Natal, justamente, para levar uma mensagem diferente para a população paulista”, diz o padre Evandro Torlai, presidente da Aliança de Misericórdia, movimento eclesial responsável pela missão. “Padres atendendo confissões, levando os sacramentos nas ruas, nas praças, é uma presença viva da igreja, uma igreja em saída, uma evangelização que vai sempre em direção às pessoas para levar o anúncio do evangelho”.
“A Missão Thalita Kum é de grande importância para a Aliança de Misericórdia que nasceu para evangelizar, para transformar”, diz o padre Torlai. “Através da missão, jovens, casais missionários, leigos se unem numa grande força evangelizadora nas ruas, nas praças, cortiços, com os irmãos de rua, nas evangelizações noturnas, nos transportes públicos”.
A missão começa amanhã (11) e termina no domingo (15), com o Natal dos Pobres, uma ceia de Natal com a participação de cerca de 2 mil pessoas em situação de rua. Será na Praça Julio Prestes, em São Paulo. Começa com a missa celebrada pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, e o jantar é servido depois da missa.
Segundo o site da Aliança de Misericórdia, “o evento transforma a vida de centenas de pessoas, que encontram no abraço, na ceia e na presença solidária motivos para recomeçar”.
“Para muitos, é um ponto de virada: histórias de pessoas que passaram a ver valor na vida e a encontrar novas razões para seguir, inspiradas pelo carinho e pelo serviço ao próximo”, continua o site.
Com o tema “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2,4), a missão também acontecerá nos Estados do Amazonas, Minas Gerais e Ceará, na Venezuela e em Moçambique.
“Em um período em que as pessoas estão muito focadas nas festas, nas compras, às vezes, correm o risco de se esquecer do verdadeiro sentido do Natal”, diz o padre Torlai. A missão é “uma forma de levar a força da nossa evangelização ao lugar onde as pessoas mais precisam”.
Para participar da Missão Thalita Kum inscreva-se aqui. Para ver a programação completa da missão entre no Instagram da comunidade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Como será a Missão Thalita Kum?
Os missionários inscritos ficaram alojados num casarão que será um ponto de encontro estratégico onde poderão descansar, viver a espiritualidade, momentos de oração e missa.
As evangelizações acontecerão, a partir de equipes divididas de acordo com o trabalho evangelizador que farão durante a semana. Terão equipes dedicadas totalmente aos pobres, marginalizados, excluídos e abandonados que vão para a região da Cracolândia, cortiços, ruas noturnas abordando pessoas em situação de prostituição e visitando cadeias.
Outras equipes se dedicarão a evangelizar através da música, dança, expressões artísticas que revelam a beleza do coração de Deus.
Um grupo ficará na intercessão, rezando diante do Santíssimo e oferecendo orações para as pessoas que se aproximarem. Padres estarão disponíveis para aconselhamento e atendimento de confissões.
Jovens percorrerão as ruas abordando pessoas nos ônibus, metrôs e bares da cidade.
Por fim, alguns se dedicarão a visitar universidades, hospitais e asilos.