Educação
Transporte gratuito no Enem é “não deixar ninguém para trás”, diz Ubes
Neste domingo (3) serão realizadas as primeiras provas do Enem 2024. E para facilitar a vida dos estudantes diversas cidades anunciaram transporte público gratuito para os inscritos, tanto agora quanto no próximo final de semana, para as provas do dia 10.
A forma com que a gratuidade será concedida pode mudar de uma cidade para outra, mas, ao menos, 17 capitais oferecerão alguma facilidade para se chegar aos locais de prova. São elas: Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina.
Medidas como essa são classificadas como fundamentais pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a Ubes, que representa cerca de 40 milhões de estudantes do país. De acordo com a instituição, nos últimos anos, cerca de 48% dos estudantes que faltaram às provas, não compareceram dificuldades financeiras para pagar a passagem do transporte público.
O presidente da Ubes, Hugo Silva, enfatiza que assegurar o passe livre nos dias do Enem é essencial para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. “O sonho de todo estudante secundarista é entrar na universidade. E, para isso, o Estado brasileiro precisa se responsabilizar pela chegada desses estudantes a prova no dia do Enem. Estamos falando aqui com prefeituras de todas as capitais do Brasil, em contato diário com os governadores dos estados e os secretários de Educação, para garantir que nenhum estudante fique para trás”, explica Hugo.
A gente quer fazer com que a educação seja um caminho possível a cada jovem brasileiro. Que a universidade e a educação sejam uma possibilidade para a gente possa voltar a sonhar. Então, garantir o passe livre no dia do Enem é garantir que o jovem brasileiro vai poder voltar a sonhar novamente com a universidade e com uma educação de qualidade.”
Ao todo, mais de 4,3 milhões de inscritos farão as provas do Enem em 1.753 municípios. Para saber se haverá gratuidade no seu município consulte as secretarias de Educação e Transporte.
*Com informações da Agência Brasil