Geral
Polícia Civil da Bahia investiga desvio de recursos da saúde
Equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil da Bahia cumprem nesta terça-feira (17) vários mandados de busca e apreensão em residências de médicos, políticos, ex-secretários de saúde e funcionários públicos, além de clínicas e postos de saúde na cidade de Formosa do Rio Preto, localizada no oeste baiano e nos municípios de Corrente e Bom Jesus, ambos no Piauí.
Os alvos dos mandados são investigados em um esquema de desvio de verbas públicas, fraudes em licitações e irregularidades em contratos de serviços médicos. Os números levantados até agora estimam um prejuízo em torno de R$ 12 milhões. Empresas de fachada foram usadas para desviar recursos dos cofres públicos que deveriam ser aplicados na saúde municipal. Também foi realizado o bloqueio de valores desviados, encontrados em contas de clínicas contratadas pelo município de Formosa do Rio Preto.
Segundo informações da polícia, os criminosos operavam com participação de servidores públicos e empresários, manipulando contratos superfaturados e utilizando “laranjas” para ocultar a real propriedade das clínicas envolvidas. Entre os mecanismos criados para desviar recursos públicos estão plantões sem a presença de equipes de saúde, pagamento de serviços médicos que não foram oferecidos na prática para a população, lista falsa de pacientes ou número de exames solicitados incompatíveis com a realidade, como por exemplo ultrassonografias transvaginais em pacientes do sexo masculino.
Nossa produção buscou contato com a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, mas não tivemos resposta até o fechamento desta reportagem.