Religião

Arquidiocese do Rio faz ceia de Natal para 700 pessoas em situação de rua

Arquidiocese do Rio faz ceia de Natal para 700 pessoas em situação de rua
Publicado em 19/12/2024 às 23:04

A arquidiocese do Rio de Janeiro fez ontem (18) uma ceia de Natal para cerca de 700 pessoas em situação de rua na catedral de São Sebastião no Centro da cidade. O arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, fez uma oração com os participantes, deu a bênção dos alimentos e os distribuiu a todos.

Todos os anos a catedral de São Sebastião faz a ceia de Natal para a população em situação de rua. “Temos um almoço diferenciado para comemorar grandes acontecimentos”, disse dom Orani aos participantes. “E o grande acontecimento agora essa semana, é que no dia 25 Deus vem morar perto da gente, próximo de cada um de nós, nasceu em Belém Jesus Cristo nosso Senhor. E nós gostaríamos que vocês participassem dessa alegria tendo um almoço diferenciado”.

O dia começou com um café-da-manhã, seguido de um momento de higiene pessoal, corte de cabelo e banho em preparação para a ceia.

Por volta de 12h, dom Orani fez uma oração com os participantes e ele mesmo distribuiu as quentinhas, kits de higiene, presentes e um panetone desejando que eles “experimentem o carinho do Senhor através desses sinais”, disse.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Na oração antes da bênção dos alimentos, o cardeal se dirigiu ao Pai para agradecer e louvar pelo dom da vida. “Nós pedimos Pai de bondade por esses nossos irmãos e irmãs para que experimentando o seu amor nesse dia de hoje possam encontrar em teu filho Jesus Cristo o Salvador, o libertador, a vida que tanto buscam. Nós pedimos cada vez mais que possamos viver a solidariedade e fraternidade”, disse dom Orani.   

A Pastoral Social da catedral faz vários serviços para a população em situação de rua ao longo do ano, como distribuição todos os domingos de mil pães e café com leite e campanhas de distribuição de roupas, agasalhos, cobertores e colchões. No local, há banheiros comunitários com chuveiros disponíveis para que eles possam fazer a sua higiene pessoal. Os agentes da pastoral também fazem o trabalho de acompanhamento e encaminhamento das pessoas em situação de rua para as clínicas de recuperação.  

Várias instituições contribuíram para fazer o almoço de Natal, entre elas estão as Missionárias da Caridade, o Santuário Cristo Redentor, as Irmãs da Fraternidade o Caminho, Aliança de Misericórdia, Comunidade Pequena Nuvem Buffet crepe do Jorge, Bella 2 comércio de descartáveis, Marinha do Brasil – comando-geral do corpo de fuzileiros navais, Instituto BAT Brasil – antiga Souza Cruz e SLB – Serviço de Petróleo e Gás.

“Agradecemos aos benfeitores que tornaram isso possível, e a toda a equipe social da catedral do Rio de Janeiro que dá a oportunidade de servir esse almoço de Natal para vocês”, concluiu dom Orani.

ITARARÉ