Geral

Sobe para seis o número de mortos após queda da ponte JK

Sobe para seis o número de mortos após queda da ponte JK
Publicado em 27/12/2024 às 1:19

Após a liberação de mergulho no Rio Tocantins nessa quarta-feira (25) para localizar as vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido no último domingo, mais dois corpos foram localizados.

Já são 6 vítimas localizadas, 11 pessoas ainda estão desaparecidas. Bombeiros do Maranhão, Tocantins e Pará, além do reforço de mergulhadores da Marinha continuam as buscas nesta quinta-feira, 26.

Embarcações da Marinha estão utilizando o Sonar SideScan para localização dos veículos. Militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, também estão no local munidos de equipamentos específicos para detecção de vapores tóxicos na superfície do rio, a fim de monitorar e descontaminar o material resgatado e o pessoal envolvido, se necessário.

Todos esta cautela é porque dos veículos que caíram no rio com o desabamento,  três eram caminhões que transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, produto químico corrosivo. Até agora, o vazamento de ácido sulfúrico nas águas do rio, ocorrido após o colapso da ponte, é considerado irrelevante e não compromete as buscas.

Em conjunto com outros órgãos de saúde e meio ambiente nas esferas federal e dos estados do Maranhão e Tocantins, a Agência Nacional de Águas informou que testes continuarão sendo realizados até a retirada da carga do fundo do rio ocorra.

Pelo menos três órgãos estão com  investigações e sindicâncias em curso para apurar as responsabilidades relacionadas à queda da ponte que conecta os estados do Maranhão e Tocantins: Ministério Público Federal, DNIT, que é responsável pela via BR-226, além da Polícia Federal. 


ITARARÉ