Geral
Mergulhadores retomam buscas por desaparecidos na ponte entre TO e MA
As buscas por desaparecidos após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, foram retomadas neste sábado (28). O trabalho havia sido suspenso nessa sexta-feira por conta do risco de desabamento do que sobrou da estrutura da ponte, que liga Aguiarnópolis, no Tocantins, a Estreito, no Maranhão.
Segundo o Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a chegada e a instalação de equipamentos de precisão permitiram o retorno dos trabalhos no local. O monitoramento da estrutura, que desabou no domingo passado, é contínuo.
A Marinha ainda atualizou para nove o número de mortos e oito o número de desaparecidos. Um dos corpos encontrados no final da tarde dessa sexta-feira era de um dos ocupantes de um dos veículos que estava sob os escombros.
Os mergulhadores trabalham a uma profundidade de 20 a 60 metros. Um robô e uma câmera hiperbárica ajudam nessa operação.
Na quinta-feira, os mergulhadores localizaram os caminhões que transportavam agrotóxicos e ácido sulfúrico a uma profundidade de cerca de 35 metros no Rio Tocantins. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico emitiu um parecer técnico de que não há risco de contaminação da água e informou que os testes continuarão sendo realizados.
O Dnit informou ainda que uma força-tarefa está na região em apoio à população, com a contratação de balsas para a travessia do rio, e no trabalho de apuração das causas da queda da estrutura. O governo federal destinará mais de R$ 100 milhões para as obras de recuperação e retirada dos escombros.
*Com informações da Agência Brasil