Religião

Começa no Rio de Janeiro a trezena de São Sebastião, padroeiro da cidade

Começa no Rio de Janeiro a trezena de São Sebastião, padroeiro da cidade
Publicado em 08/01/2025 às 4:57

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta deu início hoje (7) à Trezena de São Sebastião 2025 com a visita da imagem do santo patrono da cidade a hospitais e capelas. Este ano a Trezena acompanha a temática da esperança do Jubileu 2025: “São Sebastião, Peregrino de Esperança”.

Dom Orani visitou hoje o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Hospital dos Servidores no centro do Rio. À tarde visitou a capela São Sebastião, no Morro do Borel; a capela São Sebastião, na Estrada da Casa Branca; a Casa Geriátrica São Sebastião, na Rua São Miguel; a capela São Sebastião, no Morro do Salgueiro. Por último, na basílica santuário São Sebastião, o cardeal celebra missa às 18h30.

“O Jubileu de 2025 nos convida a recordar que somos peregrinos de esperança”, disse dom Orani. “É dentro desse contexto jubilar” que a arquidiocese do Rio de Janeiro se prepara para celebrar no dia 20 de janeiro a Festa de São Sebastião, visto que “a vida do padroeiro dos cariocas surge como um verdadeiro testemunho de esperança cristã”.

Segundo o cardeal, “ao longo da Trezena”, a imagem de São Sebastião peregrinará “pelas mais diferentes realidades” do Rio de Janeiro. “Paróquias e capelas em bairros de todas as regiões, hospitais, presídios, asilos, centros de socioeducação para menores, escolas, instituições culturais e repartições públicas”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Nos lugares visitados pela imagem missionária, as pessoas são convidadas a ver em nosso santo soldado um sinal de que a luta cristã pelo bem não é perdida, mas é vencida pela esperança que, como nos ensina o apóstolo Paulo, não decepciona (Rm 5, 5)”, disse dom Orani.

“O nosso pedido a São Sebastião, nesse ano santo jubilar, pode ser resumido naquele trecho de seu hino, que com tanto fervor cantaremos no dia 20: “Grande fé, esperança e fortaleza/ pelos lares cristãos acendei”.

Confira a programação da Trezena de São Sebastião aqui

ITARARÉ