Religião
Papa ordena bônus mensal a funcionários do Vaticano com três ou mais filhos
17 de jan de 2025 às 10:24
Por ordem do papa Francisco, o Vaticano agora pagará um bônus mensal de € 300 (cerca de R$ 1,8 mil) por família aos funcionários da cidade-Estado que tiverem três ou mais filhos, dando credibilidade aos seus frequentes alertas sobre as baixas taxas de fertilidade dos países.
Um comunicado à imprensa do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano publicado na quarta-feira (15) diz que o bônus por criança é uma “iniciativa pessoal” do papa e que Francisco “apoia famílias numerosas e dá assistência financeira a elas”.
A medida só se aplica aos funcionários do Governadorado do Estado da Cidade do Vaticano. O benefício será pago até os filhos completarem 18 anos ou 24 anos, se estiverem na universidade.
Francisco determinou também que os três dias de licença parental remunerada da cidade-Estado para novos pais sejam de cinco dias.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As mudanças entraram em vigor em 1º de janeiro.
A iniciativa “baby bonus” é parte do esforço do Vaticano de se tornar um empregador mais favorável à família. No fim do ano passado, a cidade-Estado anunciou sua intenção de abrir uma creche para filhos dos funcionários com idades entre três meses e três anos.
Desde 2020, o Vaticano faz um acampamento de verão para os filhos dos funcionários. Crianças de cinco a 13 anos podem participar do acampamento diurno, que geralmente dura várias semanas em julho e, desde o ano passado, conta com instalações esportivas e uma piscina.