Religião
Planos de deportação de imigrantes ilegais dos EUA são uma vergonha, diz papa
20 de jan de 2025 às 11:23
O papa Francisco criticou ontem (19) os possíveis planos de deportação em massa de imigrantes ilegais dos EUA sob o comando do presidente Donald Trump, que toma posse hoje (20).
“Se isso for verdade, é uma vergonha porque faz com que os pobres infelizes que não têm nada paguem o preço do desequilíbrio. Não é assim que as coisas são resolvidas”, disse ontem o papa no programa “Che tempo che fa”, da emissora italiana Nove.
A Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) disse em novembro do ano passado que se manifestaria veementemente se o presidente Trump levar adiante a proposta de modo que prejudique a dignidade humana.
Estima-se que haja 11,7 milhões de imigrantes sem documentação nos EUA, segundo estatísticas de julho de 2023 do instituto Center for Migration Studies.
Papa anuncia mulher presidente para a Cidade do Vaticano
Francisco disse também na entrevista que a freira Raffaella Petrini será a primeira mulher presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano em março, elevando-a de seu cargo atual de secretária-geral.
“O trabalho das mulheres na Cúria progrediu lentamente, mas efetivamente. Agora, temos muitas”, disse o papa Francisco.
A nomeação da irmã Petrini entrará em vigor depois do cardeal Fernando Vérgez Alzaga se aposentar de seu atual cargo de presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“As mulheres conseguem administrar melhor do que nós”, disse o papa segundo a ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI.
Essa nomeação segue a da irmã Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada.
Apelo à paz e à esperança do Jubileu
O papa falou também na entrevista sobre os conflitos que ocorrem na Ucrânia, Palestina e Israel.
“A guerra é sempre uma derrota”, disse Francisco, ao falar sobre a importância vital das negociações e dos esforços de construção da paz.
Ao falar sobre o atual Ano Jubilar, o papa Francisco disse que as peregrinações à porta santa de Roma devem ser feitas com genuína intenção religiosa.
“Se você vem a Roma e visita a porta santa como turista, sem um propósito religioso, isso não serve para nada”, disse o papa.
A entrevista marcou a terceira aparição do Francisco no programa.