Turismo

Governo de SP entrega recuperação da Trilha da Pedra Lisa, na Vila de Paranapiacaba

Governo de SP entrega recuperação da Trilha da Pedra Lisa, na Vila de Paranapiacaba
Publicado em 21/01/2025 às 11:36

As obras de recuperação da Trilha da Pedra Lisa, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, foram entregues nesta segunda-feira (20). Os recursos vieram do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, e as melhorias foram executadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com acompanhamento da Fundação Florestal.

A iniciativa devolveu à população e aos turistas um espaço que carrega valor histórico e ambiental inestimável, com mais orientação e segurança a esses usuários. O evento, realizado no Cine Lyra, localizado na parte baixa da vila, simbolizou o compromisso com a valorização do patrimônio ambiental, histórico e cultural do Parque Estadual da Serra do Mar.

LEIA TAMBÉM: Vinícolas do estado de SP celebram colheita; veja opções para participar da pisa da uva

Com um investimento de R$ 1.862.813,00, provenientes do FID, o projeto identificou, revitalizou e preservou o traçado histórico da trilha, além de oferecer ações educativas para a comunidade local. Guias turísticos e moradores da região participaram de oficinas que capacitaram cerca de 40 pessoas, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo o turismo consciente.

Além da recuperação física da trilha, o projeto implementou guias de uso e manuais de conservação, que asseguram a preservação e o monitoramento contínuo do espaço. A comunidade local comemorou a oportunidade de integrar turismo, história e preservação ambiental, fortalecendo a identidade de Paranapiacaba como destino de ecoturismo.

Vila de Paranapiacaba. Foto: Governo de SP

A reabertura da Trilha da Pedra Lisa marcou um novo capítulo para Paranapiacaba, reafirmando o papel do FID como um instrumento essencial para a execução de projetos que beneficiam as comunidades e o meio ambiente em todo o estado de São Paulo.

Participaram do anúncio da entrega o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o prefeito de Santo André, Gilvan Junior, o diretor-presidente do IPT, Anderson Ribeiro Correia, o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira, entre outras autoridades.

Segundo Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania, a entrega da recuperação da Trilha da Pedra Lisa representa um marco importante para a preservação do patrimônio cultural e ambiental. “Este projeto não apenas recupera uma trilha histórica, que remonta às origens da ocupação do estado de São Paulo, mas também reafirma o compromisso do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos na promoção do desenvolvimento sustentável e da consciência ambiental. Paranapiacaba é um símbolo de ecoturismo e história, e a reabertura dessa trilha com melhorias fortalece ainda mais o papel dessa região como um destino de aprendizado, lazer e conexão com a natureza”, destacou Fábio Prieto.

Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou o papel estratégico da ciência e da tecnologia na recuperação da Trilha da Pedra Lisa. “A trilha, agora reaberta, reflete o compromisso de conectar conhecimento científico com as necessidades da população, promovendo educação ambiental, turismo sustentável e melhorias diretas para a comunidade de Paranapiacaba. Este é um legado que une inovação, história e natureza em benefício de todos, disse Vahan Agopyan.

“É um orgulho para o IPT fazer parte deste projeto em um local de interesse tanto nacional quanto internacional, no qual tantos visitantes e personalidades estiveram presentes nos últimos 200 anos. É um projeto de preservação do meio ambiente que, esperamos, traga uma quantidade maior de brasileiros para conhecer o próprio país: muitos conhecem a Europa e os EUA e não conhecem as cidades próximas”, afirmou o diretor-presidente do IPT, Anderson Correia.

O prefeito de Santo André, Gilvan Junior, destacou que a entrega da Trilha da Pedra Lisa é um presente não apenas para Paranapiacaba, mas para toda Santo André. “Este projeto resgata um patrimônio histórico de valor inestimável, que agora pode ser apreciado com segurança e sustentabilidade por moradores, turistas e amantes da natureza. A Vila de Paranapiacaba, que já é referência em ecoturismo, ganha ainda mais destaque com essa revitalização”, finalizou o prefeito.

ITARARÉ