Religião

A missão do católico é plantar a semente mesmo no caminho pedregoso, diz cardeal no Congresso Missionário Americano

A missão do católico é plantar a semente mesmo no caminho pedregoso, diz cardeal no Congresso Missionário Americano
Publicado em 26/11/2024 às 11:02

Mesmo que “o caminho seja pedregoso”, “nossa missão é plantar a semente” do Evangelho, “o Senhor é quem dá o crescimento”, disse o arcebispo emérito de Caracas, Venezuela, cardeal Baltazar Porras, delegado do papa Francisco, na missa de encerramento da sexta edição do Congresso Missionário Americano (CAM6) no domingo (24), em Porto Rico.

Com o tema “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo”, o congresso teve a participação de cerca de 1,5 mil delegados de 36 países de toda a América Latina, incluindo 62 brasileiros.

Missionários brasileiros no CAM6. Crédito: Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Missionários brasileiros no CAM6. Crédito: Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Na homilia, o cardeal venezuelano disse aos participantes que o CAM6 não termina com a missa, mas continua nas suas comunidades de origem, onde devem levar o que receberam.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“No contexto da evangelização missionária, sem proselitismo, apenas como portadores de bem espiritual e de esperança, esta palavra torna-se um mandato inevitável”, disse o cardeal.

O cardeal animou os fiéis a seguir em frente apesar das dificuldades e a não cair na “tentação de fugir das cruzes que a vida nos dá”. “Diante de Jesus, tenhamos a coragem de encontrar n’Ele a força para não nos deixarmos enganar pelas modas, pelo consumismo, pelo individualismo que paralisa”, disse.

“Ir contra a corrente não é fácil nem agradável, é seguir os passos de Jesus que nos deixou o seu exemplo”, acrescentou.

Durante esses dias, o CAM6 foi acompanhado pelas relíquias do beato porto-riquenho Carlos Manuel Rodríguez Santiago, que “está nos altares por sua entrega total e incondicional à causa do Evangelho e ao serviço dos demais, a quem serviu e cuidou apesar das limitações de sua saúde”, concluiu o cardeal.

No último dia do congresso também foi anunciado que o Brasil sediará o CAM7 que acontecerá em 2029.

ITARARÉ