Religião

Aeroporto de São Paulo tem imagem de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da aviação

Aeroporto de São Paulo tem imagem de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da aviação
Publicado em 10/12/2024 às 2:18

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), tem uma imagem de Nossa Senhora de Loreto em uma pequena capela do lado externo do edifício. A imagem é protegida por barras de ferro e uma camada de vidro.

Segundo uma placa comemorativa ao lado da capela, a imagem foi abençoada pelo papa são João Paulo II e entregue pelas “companhias aéreas brasileiras” ao aeroporto em 16 de outubro de 1981.

O papa Bento XV declarou Nossa Senhora de Loreto padroeira da aviação em 24 de março de 1920.

“Prezados amigos, no dia 24 de Março de 1920 o meu predecessor Bento XV, de veneranda memória, proclamou a Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto, Padroeira de todos os aviadores, com referência ao “arcanjo Gabriel, que desceu do céu para transmitir a Maria ‘o feliz anúncio’ da Maternidade divina “(cf. Lc 1, 26-38) e à devota tradição ligada à Casa Santa”, explicou o papa Bento XVI em discurso no Vaticano à Entidade Nacional de Aviação Civil (ENAC), entidade responsável pela aviação civil na Itália, em 20 de fevereiro de 2010.

Segundo a tradição, a Santa Casa de Loreto é a mesma Casa de Nazaré, na qual se deu o anúncio do Anjo, foi concebido Jesus Cristo e onde o Senhor viveu com José e a Virgem.

A Santa Casa de Nazaré tinha duas partes, uma pequena gruta e uma estrutura de tijolos que se estendia a partir da entrada da gruta. Hoje está protegida por uma cripta de mármore dentro do Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Itália.

Em 1291, os muçulmanos conquistaram a Terra Santa e queriam destruir todos os lugares sagrados do cristianismo. Quando chegaram às proximidades de Nazaré, os inimigos diziam: “nunca mais os cristãos celebrarão a Anunciação aqui”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo a tradição do translado, quando os cruzados perdiam o controle na Terra Santa, o Senhor enviou seus anjos com a ordem de levarem a casa para um lugar seguro.

Em 12 de maio de 1291, os anjos a transladaram para uma cidade chamada Tersatto, na Croácia. Pela manhã, os vizinhos ficaram surpresos ao ver a Casa sem fundações e sem saber como chegou.

Dentro, encontraram um altar de pedra e em cima dele uma estátua de cedro da Virgem Maria com o menino Jesus em seus braços. O menino segurava com sua mão esquerda uma esfera de ouro que representava o mundo e seus dois dedos da mão direita estavam estendidos, como abençoando. Ambos vestiam uma espécie de túnica e tinham coroas de ouro.

Dias depois, a Virgem apareceu a um sacerdote local e explicou a ele o lugar de onde a Casa procedia. Maria lhe disse: “deves saber que a casa que recentemente foi trazida a tua terra é a mesma casa na qual eu nasci e cresci. Aqui, na Anunciação do Anjo Gabriel, eu concebi o Criador de todas as coisas. Aqui, o Verbo se fez carne”.

Depois de três anos e cinco meses, em 10 de dezembro de 1294, a Casa desapareceu de Tersatto e alguns pastores de Loreto, na Itália, disseram ter visto uma casa voando sobre o mar e sustentada por anjos. A tradição assinala que um anjo com capa vermelho, São Miguel, dirigia os outros e a Virgem com o Menino estavam sentados sobre a Casa.

Nossa Senhora de Loreto é padroeira tanto da aviação civil quanto militar. Em 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) doou uma imagem de Nossa Senhora de Loreto à Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto, no bairro de Jacarepaguá, no Rio (RJ), em homenagem aos 100 anos de Nossa Senhora de Loreto como padroeira da aviação.

ITARARÉ