Geral

Ano do perdão: 2025 celebra o Jubileu nas igrejas católicas do mundo

Ano do perdão: 2025 celebra o Jubileu nas igrejas católicas do mundo
Publicado em 02/01/2025 às 2:12

O ano de 2025 já começa com a celebração do Jubileu, nas igrejas católicas de todo o mundo. Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu é também chamado de Ano Santo e considerado o ano do perdão. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu de 2025 é Peregrinos da Esperança.

Este momento especial da Igreja Católica, iniciado oficialmente no dia 24 de dezembro de 2024, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, vai durar até o dia 6 de janeiro de 2026. Roma espera receber mais de 30 milhões de peregrinos durante o período, segundo estimativas oficiais do Vaticano. 

Historicamente, as origens do Jubileu estão ligadas ao Antigo Testamento, embora o primeiro ano santo oficial tenha sido proclamado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, que levou uma multidão de 200 mil peregrinos a Roma.

A peregrinação aos lugares sagrados é um dos principais sinais do Ano Santo. Segundo a tradição, os fiéis que visitarem as Basílicas Papais de Roma durante o Jubileu, podem obter a o perdão dos pecados e reconciliação.

Integrante da comissão organizadora do jubileu na Arquidiocese de São Paulo, o padre José Roberto de Mattos lembra que não é preciso ir a Roma. Os cristãos podem fazer a peregrinação em igrejas indicadas pela Arquidiocese de cada cidade no Brasil. Pároco da Basílica de Santana, na zona  norte de São Paula, padre Beto, como é conhecido, lembra porque o ano do Jubileu é muito especial para os católicos, pois o ano do jubileu é o ano do perdão e da misericórdia.

Além da sua paróquia, e da Catedral da Sé, mais dez igrejas na capital paulista estão prontas para receber os peregrinos.

Entre os 30 milhões de turistas e peregrinos esperados em Roma em 2025, 250 mil devem ser do Brasil. Um deles será o assistente de mídias sociais. Fernando Crepaldi. Aos 28 anos, ele e a companheira Larissa, que vivem em São Paulo, vão em maio ao Vaticano renovar os votos de fé e esperança.

O Vaticano preparou uma intensa programação para o “Ano Santo”. Entre os eventos especiais, haverá um encontro internacional e ecumênico pela paz, com representantes de todas as religiões. Há dias específicos para receber peregrinos de diferentes categorias, como doentes, trabalhadores, empresários, crianças e avós, imigrantes e até influencers. 

O último Jubileu Ordinário ocorreu no ano 2000, durante o pontificado de João Paulo II. Vale lembrar que os papas podem convocar Jubileus extraordinários em períodos diferentes. Em 2015, o papa Francisco convocou um Jubileu com ênfase na misericórdia. O próximo Jubileu extraordinário será em 2033, para recordar a crucificação de Cristo.

*Produção de Joana Lima


ITARARÉ