Cultura
Arquidiocese de Aracaju divulga programação para o Jubileu 2025
13 de nov de 2024 às 13:09
A arquidiocese de Aracaju divulgou sua programação para o Jubileu Ordinário do Ano Santo de 2025, durante sua Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 8 de novembro. Segundo a arquidiocese, a programação foi elaborada por uma comissão instalada pelo arcebispo, dom Josafá Menezes, sob responsabilidade do coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre José Dácio.
A abertura oficial do Jubileu 2025 em Aracaju acontecerá no dia 29 de dezembro, com uma concentração das paróquias da arquidiocese às 15h, na paróquia são Pio X, no bairro 18 do forte, em Aracaju para a realização da Hora Santa, às 15h15. Depois, às 16h acontecerá o rito de abertura do Jubileu e em seguida, às 16h30, os fiéis e todo o clero farão uma caminhada conduzindo a cruz do Bom Jesus dos Navegantes da igreja da Colina de Santo Antônio para a catedral de Aracaju, onde acontecerá a missa solene de abertura do jubileu, às 17h30. Segundo a arquidiocese, esta cruz ficará exposta na catedral para a veneração dos fiéis.
Ao final da missa solene, os vigários episcopais receberão uma vela personalizada “como símbolo” do Jubileu 2025 na arquidiocese, para as seis igrejas peregrinas de cada vicariato: a catedral de Aracaju, do vicariato são Pedro; o santuário Nossa Senhora Divina Pastora, em Divina Pastora do vicariato são João; o santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão do vicariato são Marcos; o santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bugio em Aracaju do vicariato são Paulo; a paróquia santo Antônio e Almas, em Itabaiana do vicariato são Lucas e a paróquia santa Dulce dos Pobres, no bairro Aruana em Aracaju do vicariato são Mateus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo a arquidiocese, o início das atividades peregrinas dos seis vicariatos será dia 4 de janeiro de 2025 e cada vigário episcopal, junto com uma comissão formada por ele, “organizará a programação das atividades que serão realizadas no seu devido vicariato”, como “peregrinações paroquiais, caminhadas penitenciais, mutirão para as confissões, celebrações, encontros, formações, etc”. Além disso, ao longo do Ano Santo, o arcebispo realizará uma programação especial em cada vicariato: peregrinação com as paróquias, recitação do terço de Nossa Senhora, oração da Liturgia das Horas, celebração Eucarística”.
O encerramento do Ano Santo na arquidiocese será no dia 28 de dezembro de 2025, na catedral de Aracaju.