Religião
Beato Gregório X serviu com os cruzados, não era padre e foi eleito papa
10 de jan de 2025 às 00:30
A Igreja celebra hoje (10) o beato Gregório X, eleito papa sem ser padre e enquanto servia junto aos cruzados. São Boaventura influenciou a sua eleição com uma frase famosa que mudou a história da Igreja.
O livro Vidas dos Santos, do historiador padre Alban Butler, diz que o beato Gregório X, cujo nome civil era Teobaldo Visconti (1210-1276), era natural de Piacenza, Itália. Tornou-se arquidiácono em Liège, Bélgica, antigo cargo eclesiástico com funções na administração diocesana.
Mais tarde, por ordem do papa Clemente IV, partiu como pregador numa cruzada pela Terra Santa. Segundo a diocese de Arezzo, Itália, onde estão preservadas as relíquias do beato, ele serviu na Palestina “como capelão dos Cruzados”.
Clemente IV morreu e a Igreja mergulhou numa grave crise porque os cardeais, divididos entre os pró-alemães e os pró-franceses, não conseguiram chegar a acordo sobre a escolha de um sucessor.
Depois de vários anos sem papa, os cardeais criaram uma comissão de seis cardeais que designariam o novo papa.
A diocese de Arezzo diz que o franciscano são Boaventura, Doutor da Igreja, resolveu a disputa dando o seguinte conselho: “Façamos papa alguém que não seja cardeal”. Assim, a comissão elegeu Teobaldo Visconti, que havia sido secretário de cardeais e grande diplomata.
Os delegados partiram imediatamente para a Terra Santa para dar a notícia a Visconti e pedir-lhe que fosse a Roma. Ao chegar à Cidade Eterna, em março de 1272, foi ordenado sacerdote, depois bispo e depois coroado papa, assumindo o nome de Gregório X.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Este beato é lembrado por convocar um Concílio Ecumênico em Lyon, França, com o objetivo de unir os cristãos do Oriente e do Ocidente para libertar a Terra Santa. Foi assim que a comunhão entre as igrejas bizantina e romana foi restabelecida.
Diz-se que Gregório X chorou quando foi cantado o Te Deum para esta reunificação. Santo Alberto Magno e são Filipe Benizi participaram deste concílio. São Tomás de Aquino morreu enquanto viajava para o evento e são Boaventura morreu durante o concílio.
Contudo, esta união entre as igrejas do Ocidente e do Oriente não durou muito. A diocese diz que o beato Gregório queria participar pessoalmente de uma cruzada para a Terra Santa, mas morreu em 10 de janeiro de 1276, em Arezzo.
O criador do Conclave
Por causa do atraso excessivo dos cardeais na eleição de Gregório X, a Enciclopédia Católica (EC) descreve que o beato “decidiu que os cardeais não poderiam abandonar o conclave enquanto o papa não fosse eleito”.
“É a primeira ocasião em que encontramos a palavra ‘conclave’ em relação às eleições papais”, diz a EC.