Agricultura
Bioparque da Amazônia ensina preservação com visita a criação de abelhas sem ferrão
O Bioparque da Amazônia, localizado em Macapá (AP), oferece uma experiência educativa com um meliponário, espaço dedicado às abelhas sem ferrão, como as da espécie uruçu. Com cerca de 70 mil abelhas, o espaço recebe crianças e adultos para visitas guiadas, nas quais podem aprender sobre a importância das abelhas na preservação ambiental.
As colmeias das abelhas uruçus têm entradas características de barro que se assemelham a uma coroa e permitem que apenas uma abelha entre por vez, enquanto outras protegem o ninho pelo lado de fora. O ninho é todo coberto por cera e própolis, que ajudam a manter a temperatura e protegem o ambiente interno.
O meliponário é aberto para visitas de grupos e escolas, com agendamento prévio pelo telefone (96) 99970-2084 ou e-mail [email protected]. O parque opera de quarta a domingo, das 9h às 17h, com entrada a R$ 10 e meia-entrada a R$ 5. Crianças de até 5 anos, pessoas com deficiência e idosos têm entrada gratuita.
Além de proporcionar uma experiência direta com a fauna local, o meliponário do Bioparque visa conscientizar o público sobre a importância das abelhas para o ecossistema e sobre as práticas de preservação ambiental.
O espaço permite que os visitantes conheçam as riquezas naturais da Amazônia e compreendam a sustentabilidade no cultivo de abelhas. A educação ambiental é um dos focos do Bioparque, que busca integrar o público com as espécies amazônicas e promover o conhecimento sustentável.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.