Educação

Bolsistas da Fapesp recebem reajuste de até 45% em 2024 e concessão bate recorde de quase 10 mil benefícios

Bolsistas da Fapesp recebem reajuste de até 45% em 2024 e concessão bate recorde de quase 10 mil benefícios
Publicado em 07/01/2025 às 9:46

As bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), entidade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo, tiveram aumentos substanciais de valores no ano de 2024, superando 45% de reajuste em alguns casos. Um exemplo é o da bolsa de doutorado, que passou de R$3.805 para R$5.520.

O objetivo com o incentivo é atrair e manter pesquisadores talentosos, evitando que saiam do país. Além de reajustar as bolsas, a Fapesp passou a ressarcir os gastos dos pós-doutorandos com previdência social.

Além do reajuste expressivo, houve um recorde neste ano: foram concedidas quase 10 mil bolsas (9.528 até novembro) da Fapesp. No acumulado dos últimos dois anos, essas bolsas somam 17.137, o maior número dos últimos 10 anos. Os benefícios contemplam bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica.

“Valores de bolsas mais atrativos e competitivos são ações de um programa de retenção e atração internacional de talentos para o Estado de São Paulo, especialmente voltado para a nova geração de pesquisadores”, explica o secretário da SCTI, Vahan Agopyan. Ele destaca ainda o bom trabalho do Conselho Superior da Fapesp, que teve a ideia de garantir para aqueles que concluíram o doutorado o ressarcimento do dispêndio com previdência social, como um incentivo a mais para os bolsistas.

A formação com alto nível de qualificação sempre foi uma das missões da Fapesp que, em parceria com o Governo do Estado, tem adotado medidas para preservar a continuidade da formação de pesquisadores e assegurar o fortalecimento contínuo do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo e no Brasil.

ITARARÉ