Social
Bom Prato já serviu 4,5 milhões de pães no café da manhã do programa de segurança alimentar de SP
O Dia Mundial do Pão, data que destaca a importância e os benefícios desse alimento, é comemorado no dia 16 de outubro. O pão de cada dia é uma grande fonte de carboidrato e essencial para uma alimentação balanceada. Os restaurantes do Programa Bom Prato elaboram cardápios de café da manhã contando com um pãozinho. Esse alimento simples, porém muito querido pelos brasileiros, se tornou sinônimo de café da manhã para muitos. Desde o início do ano, foram servidos 4,5 milhões de pães no café da manhã dos restaurantes do Bom Prato.
O café da manhã do programa de segurança alimentar, assim como as outras refeições, agrada em cheio os frequentadores. Na última terça-feira (15), por volta de 6h30, no Bom Prato Lapa, na zona oeste de São Paulo, uma fila já se formava ao esperar pelo início de funcionamento do serviço. Para atender a todos com a maior qualidade possível, a equipe de funcionários se divide em duas. Uma cuida dos preparativos do café da manhã, como fatiar os frios, cortar os pães e preparar o cappuccino. Já a outra equipe fica responsável por adiantar os ingredientes do almoço. Nesse dia, 300 cafés da manhã foram servidos.
LEIA TAMBÉM: Número de unidades do Bom Prato Móvel cresce 66% no estado de São Paulo
A nutricionista da unidade, Priscila Moraes, explica a importância do pão para a alimentação: “Quando dormimos, nosso corpo passa algumas horas sem se alimentar, por isso, o café da manhã é uma refeição importante. É nesse momento que podemos perceber a relevância do pão”, diz. “O pãozinho é um alimento rico em carboidratos, o que faz dele um grande fornecedor de energia para nosso corpo. Isso nos dá mais energia para aguentar até a próxima refeição”, conclui.
Depois de aproveitar o café da manhã, que contou com um pão francês recheado com mortadela ou muçarela, maçã e um copo de cappuccino, a aposentada Teresa Cristina, de 60 anos, compartilhou sua opinião sobre o café: “Um pãozinho no café da manhã é algo que não pode faltar. O pão faz bem para nós, para nosso corpo”.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP repassa R$ 52 milhões para serviços voltados para crianças
Sobre o Bom Prato
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), o programa Bom Prato foi criado em 28 de dezembro de 2000. Tem como finalidade oferecer refeições saudáveis, de alta qualidade e a um custo acessível à população de baixa renda, ou em situação de vulnerabilidade social.
Considerado a principal política pública estadual de segurança alimentar, o Bom Prato conta com uma rede de restaurantes populares formada por 120 unidades instaladas no estado, sendo 75 fixas e 45 móveis, que estão distribuídas da seguinte forma: 24 na capital; 19 na região metropolitana de São Paulo; 23 no interior e nove no litoral. Atualmente, são servidas 136 mil refeições/dia, em todas as unidades, totalizando mais de 4 milhões refeições/mês.
Para mais informações e endereços da rede no estado, acessar o site: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/