Religião

Cariocas começam o ano com bênção dos capuchinhos hoje

Cariocas começam o ano com bênção dos capuchinhos hoje
Publicado em 03/01/2025 às 22:12

Os cariocas recebem hoje (3), primeira sexta-feira do ano, a bênção dos capuchinhos no santuário basílica de São Sebastião, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). A tradição acontece há 138 anos e foi declarada patrimônio cultural carioca em 2014.

“As bençãos são dadas a todas as pessoas que acorrem aqui ao Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos desde o final de 1800, especificamente a partir de 1931, aqui na Tijuca. Após cada missa, de hora em hora, as pessoas recebem a água benta em sinal de proteção”, disse ao site do santuário o reitor e pároco, frei Jorge Luiz de Oliveira.

A tradição teve início em 1886, por uma iniciativa de frei Fidélis D’Ávila. Ele era devoto de Nossa Senhora de Lourdes e foi curado de uma grave doença com água benta. Por isso, mandou construir uma gruta dedicada à Virgem ao lado da então igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, no centro do Rio. A partir de então, os capuchinhos passaram a dar a bênção na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis que buscavam a bênção foi aumentando, juntamente com a tradição de iniciar o ano abençoados por Deus com a bênção da primeira sexta-feira de janeiro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Quando o Morro do Castelo foi demolido em 1922 como parte da reforma urbana do Rio de Janeiro, a igreja de São Sebastião também foi destruída. Mais tarde, foi reconstruído na Rua Haddock Lobo, na Tijuca, sendo inaugurado em 15 de agosto de 1931. A partir de então, a bênção também passou a acontecer na nova igreja, hoje Santuário Basílica de São Sebastião.

O evento também é chamado bênção dos barbadinhos, como os capuchinhos são conhecidos. Acontece toda primeira sexta-feira do mês, mas a procura é maior na primeira sexta-feira do ano.

Durante o dia, os capuchinhos aspergem água benta individualmente nos fiéis. Também são celebradas 15 missas no dia, de hora em hora. A primeira celebração eucarística foi às 5h e a última será às 19h.

O site do santuário orienta que os fiéis que forem participar das missas deverão acessar o templo e, ao final da celebração, serão abençoados no pátio; quem for só para a bênção não precisa entrar na igreja.

ITARARÉ