Religião

Causa de beatificação da irmã Clare Crockett é aberta na Espanha

Causa de beatificação da irmã Clare Crockett é aberta na Espanha
Publicado em 15/01/2025 às 21:14

A causa de beatificação da irmã Clare Crockett, religiosa irlandesa que morreu em 2016, foi formalmente aberta no último domingo (12) em cerimônia na catedral de Alcalá de Henares, em Madri, Espanha.

A cerimônia marcou o início da fase diocesana do processo, na qual um tribunal eleito vai investigar a vida, virtudes e fama de santidade da freira.

Crockett, que morreu num terremoto no Equador em 2016 aos 33 anos, agora é “serva de Deus”, o primeiro passo no caminho da Igreja para a santidade.

Mais de 100 pessoas viajaram de sua cidade natal, Derry, Irlanda do Norte, para participar do evento, incluindo o bispo de Derry, Donal McKeown. O arcebispo de Santiago do Chile, dom Fernando cardeal Chomalí Garib, também participou da cerimônia.

Em Derry, cerca de 500 pessoas se reuniram num cinema para assistir à cerimônia transmitida ao vivo.

“O povo de Derry está muito orgulhoso dela”, disse dom McKeown ao jornal  The Irish News.

A história de Crockett “é um exemplo muito marcante de alguém que teve uma experiência de conversão e dedicou sua vida a Jesus”, diz o bispo.

Crockett nasceu em 14 de novembro de 1982, em Derry. Como uma adolescente carismática e divertida, ela tinha o dom de atuar e foi contratada para apresentar um programa de televisão no Channel 4 no Reino Unido, atraindo o interesse do canal de televisão infanto juvenil Nickelodeon. Já no início da adolescência, ela frequentemente ia a festas, bebia e fumava.

Mas sua vida mudou quando ela participou de um retiro de Semana Santa na Espanha aos 17 anos com as irmãs servas da Casa da Mãe, comunidade fundada em 1982 com foco na Eucaristia, espiritualidade mariana e alcance aos jovens.

Ela disse mais tarde em seu testemunho pessoal que, ao chegar à Espanha, era “muito superficial e uma criança selvagem”. Mas isso começou a mudar quando ela participou da adoração da cruz na Sexta-feira Santa, ao beijar os pés de Jesus.

“Não sei como dizer exatamente o que aconteceu. Não vi os coros de anjos ou uma pomba branca descer do teto sobre mim, mas tive a certeza de que o Senhor estava na cruz, por mim”, disse ela.

“E junto com essa convicção, senti uma grande tristeza … e rezei as Estações da Via Sacra. Quando voltei para o meu banco, já havia impresso em mim algo que não estava lá antes. Eu tinha que fazer algo por Ele que deu a vida por mim”.

Foi o início de uma longa jornada de conversão e cura que a levou a ingressar nas irmãs Servas do Lar da Mãe.

Apesar das lutas iniciais para deixar para trás uma vida de “superficialidade e pecado”, ela entrou na vida religiosa em 2001 na Espanha, fazendo seus primeiros votos em 2006 e seus votos finais em 2010.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Conhecida por sua alegria contagiante e dedicação aos outros, ela serviu na Espanha, nos EUA e no Equador.

A irmã Clare morreu em 16 de abril de 2016, quando um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a escola onde ela ensinava música em Playa Prieta, Equador. Cinco postulantes também morreram no colapso da escola.

Um documentário sobre sua vida, “Tudo ou Nada: Irmã Clare Crockett”, tem mais de 4 milhões de visualizações no YouTube em espanhol e inglês, e sua história continua a inspirar vocações e aprofundar a fé em todo o mundo.

Nos anos desde sua morte, histórias de graças e milagres atribuídos a Crockett chegaram de todo o mundo, segundo a irmã Kristen Gardner, postuladora de sua causa.

“Almas desesperadas à beira do suicídio recuperaram a esperança, estudantes universitários perdidos no vício encontraram forças para retornar ao Senhor”, disse Gardner na cerimônia no último domingo (12).

“Há uma nota comum muito característica nas mensagens recebidas, e é que muitos descrevem a irmã Clare como sua amiga, mesmo sem tê-la conhecido, ela é sua amiga”, disse ela.

Sua família, presente na cerimônia, disse sentir orgulho e gratidão pelo reconhecimento da vida da irmã Clare.

“Nunca em um milhão de anos pensamos que ela seria freira, muito menos que chegaria à santidade”, disse Shauna Gill, irmã de Crockett, à BBC News na Irlanda do Norte.

Mais de 13 mil pessoas assistiram à transmissão ao vivo da cerimônia no YouTube 24 horas depois do evento.

A abertura do processo de beatificação é o primeiro passo no que pode ser uma longa jornada em direção à santidade. O bispo de Alcalá de Henares, Espanha, dom Antonio Prieto Lucena, que celebrou a cerimônia no domingo, disse que o processo examinará as virtudes heróicas de Crockett e quaisquer graças ou favores atribuídos à sua intercessão.

Assine aqui a nossa newsletter diária

Segundo Gardner, as freiras receberam “mensagens e e-mails de mais de 50 países” com testemunhos de como a história de Crockett inspirou pessoas, inclusive jovens que decidiram abraçar a vida religiosa ao aprender mais sobre sua vida.

“Vários seminaristas e religiosos disseram que a irmã Clare salvou sua vocação, justamente quando pensavam que não tinham outra opção a não ser virar as costas para Deus”, disse Gardner.

A postuladora disse também que a alegria transbordante e a coerência de vida de Crockett levaram muitas almas “a descobrir que a verdadeira felicidade é encontrada só em Deus”.

A abertura de sua causa “não é motivada por razões humanas, mas pelo desejo de dar glória a Deus, que se manifesta no testemunho de dedicação a Cristo que brilha na vida de seus servos”, disse ela.

ITARARÉ