Religião

CNBB agradece cardeal João Braz pelos 14 anos à frente do Dicastério para a Vida Consagrada

CNBB agradece cardeal João Braz pelos 14 anos à frente do Dicastério para a Vida Consagrada
Publicado em 06/01/2025 às 17:52

“Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, eu gostaria de manifestar gratidão por sua dedicação e empenho, durante esses anos todos, à frente do Dicastério para a Vida Consagrada no mundo”, disse o arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) ao cardeal João Braz de Aviz. “Certamente, uma experiência de vida única poder acompanhar a vida consagrada em todos os continentes”.

Dom João Braz Aviz foi substituído como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pela irmã Simona Brambilla, M.C a prefeita. A religiosa será a primeira mulher a chefiar um dicastério da Cúria Romana.

“Deus seja louvado por sua vida, pelo seu jeito simples de ser irmão e bispo”, disse o presidente da CNBB ao cardeal João Braz. “O senhor realmente, ao longo destes anos, se pôs a serviço da vida consagrada. Muito obrigado e que Deus lhe recompense por todo bem realizado”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O cardeal João Braz de Aviz tem 77 anos e foi nomeado pelo papa Bento XVI prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica em 4 de janeiro de 2011. Tornando-se o quarto brasileiro em cargo de chefia de um dicastério romano.

Ele foi criado cardeal pelo papa Bento XVI em 18 de fevereiro de 2012, no Primeiro Consistório Ordinário Público daquele ano, na basílica de São Pedro, em Roma. Em 2019, o papa Francisco o elegeu presidente delegado do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Em 4 de março de 2022, durante o Consistório para canonizações, realizou o optatio e passou para a ordem dos cardeais-presbíteros, mantendo sua diaconia pro hac vice.

ITARARÉ