Negócios

Como a tecnologia vem impulsionando melhorias nos negócios do campo no interior do Maranhão | ASN Maranhão

Como a tecnologia vem impulsionando melhorias nos negócios do campo no interior do Maranhão | ASN Maranhão
Publicado em 22/01/2025 às 14:41

Em um cenário onde eficiência e produtividade se tornam cada vez mais essenciais para o sucesso das propriedades rurais, o produtor Augusto Cesar Sarmento, do município de do município Vitória do Mearim/MA, encontrou na tecnologia e inovação os mais fortes aliados para conquistar eficiência produtiva, melhorando, por exemplo, o desempenho da criação de búfalos na região da Baixada Maranhense. E o Sebrae, vem sendo um parceiro importante nessas melhorias ao longo. Já são quase 20 anos de parceria com a instituição, com impactos diretos no melhor aproveitamento da propriedade.

O produtor inicia o ano comemorando um resultado expressivo: 70% de taxa de sucesso na adoção das tecnologias de Inseminação Artificial por Tempo Fixo com Fertilização In Vitro (IATF/FIV) no rebanho bubalino, em um trabalho orientado por consultores recomendados pelo Sebrae.

“Conheci o Sebrae em 2005 e sempre busquei aproveitar todo o conhecimento que tinham para oferecer. Fiz inúmeras qualificações e a de maior destaque foi o Negócio Certo Rural (NCR). Foi com essa solução do Sebrae onde aprendi a ver o que me dava prejuízo e o que gerava lucro, o que eu ganhava, em resumo. Com as qualificações e acompanhamento técnico, aprendi muito e isso me permitiu aperfeiçoar a lida do campo, o manejo do gado, como a criação de variedades de raças de animais, além do aprendizado sobre a gestão da propriedade como empreendimento. Tudo isso eu aprendi com o Sebrae e agora com o IATF/FIV, uma nova etapa de desenvolvimento se inicia”, contou Augusto Cesar

O começo de tudo

Augusto César iniciou os trabalhos em sua propriedade – a Fazenda Santa Maria – com a piscicultura. Depois investiu no rebanho de bubalinos, hoje a principal renda. A Fazenda fica localizada no Povoado Cotia, cerca de 3km do centro comercial da cidade de Vitória do Mearim. São 38 hectares de terra e um rebanho de cerca de 40 cabeças de gado.

Por recomendação de consultorias viabilizadas pelo Sebrae, ele resolveu investir em IATF/FIV, técnica que permite a sincronização da ovulação do rebanho e a fertilização in vitro dos animais. A primeira tentativa foi em novembro de 2024, com o suporte do programa Sebraetec, uma das soluções do Sebrae, que oferece acesso a serviços tecnológicos e consultorias especializadas.

Acompanhamento da propriedade é realizado regularmente por analistas e consultores credenciados do Sebrae. (Sebrae/Divulgação)

“Augusto César obteve em sua propriedade excelentes números. 70% do rebanho foi inseminado com sucesso, o que coloca sua propriedade em destaque na região. Esse foi o início do trabalho do Sebrae na região Baixada Ocidental Maranhense com o uso dessa tecnologia para melhoramento do rebanho. Em 2024 foram atendidos quatro produtores, todos com bons resultados. Para 2025, pretendemos dar continuidade a esse acompanhamento e duplicar o número de produtores atendidos. A ideia aqui é criar condições para aumentar a produtividade e qualidade dos rebanhos de leite e de corte, o que irá impulsionar a economia local”, relatou o analista da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, Ricardo José dos Santos Cruz.

O sucesso de Augusto César também pode ser creditado ao manejo cuidadoso do gado e com a sanidade do rebanho. Essas práticas são fundamentais para o alcance de resultados positivos, principalmente com a inseminação artificial. “Aqui a gente já aprendeu que a rotina, alimentação, hidratação e suplementação são fundamentais para o resultado. E, foi o que aconteceu: tivemos 70% de sucesso na nossa inseminação e isso para nós é um motivo de muito orgulho. Agora, teremos bezerros com genética melhorada e certificada”, celebrou o empreendedor.

Expectativa – Como a principal fonte de renda da propriedade é a criação de búfalos, o empreendedor espera ampliar as melhorias. Do animal, ele tira o leite, comercializa e faz queijo, produto de qualidade, que já tem mercado certo. Com a inseminação, os benefícios são diversos: melhoramento genético, maior eficiência reprodutiva do rebanho, aumento na proporção de animais em lactação e da produtividade do rebanho, além da elevação do número de bezerros produzidos por ano. Essa técnica, conforme os especialistas, elimina a necessidade de observação de cios nas vacas sincronizadas e torna possível programar a inseminação e o nascimento dos bezerros. Consequentemente, a partir dessas condições, a produção cresce e aumenta a rentabilidade do rebanho, pela redução do período ocioso das vacas do rebanho e redução do intervalo de prenhez e partos.

Augusto Cesar mantém registros detalhados dos dados da propriedade rural, em busca de uma gestão mais eficiente. (Sebrae/Divulgação)

Um futuro de sucesso – Augusto César quer agora novas parcerias com o Sebrae para implementar melhorias na propriedade e aumentar a produtividade. A estiagem de 2024 afetou a produção de leite. Este ano, ele pretende se antecipar e solucionar o problema com a implantação de um sistema de irrigação mais abrangente e eficiente, para garantir a oferta de pasto o ano todo. “Temos planos bem estabelecidos e sabemos que o investimento tem retorno, porque o conhecimento nos torna mais capacitados para uma gestão eficiente do negócio”, frisou ele.

“Nossa história com o Sebrae vai continuar. Hoje tenho essas duas culturas aqui na fazenda: a criação de búfalos, que já passei das 60 cabeças e a de peixe, que já produz 6 toneladas/ano. Tudo isso teve o apoio do Sebrae. Com esse suporte, estruturei a propriedade, aumentei a lucratividade e estou bem de vida, graças a Deus! Agora, estou confiante de que o trabalho vai continuar trazendo bons resultados”, acrescentou o empreendedor.

Suporte Sebrae – Na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio e a gestão empreendedora dos negócios rurais, o Sebrae oferece várias soluções inovadoras e personalizadas para os produtores rurais. A IATF/FIV, por exemplo, é uma delas, viabilizada pelo Sebraetec, que permite ao empreendedor rural aliar conhecimento com orientações, consultorias e assistência técnica adequadas. Se você, como Augusto César, busca crescer, busque apoio e mais informações no Sebrae mais próximo de você.

ITARARÉ