Cultura

Congregação anuncia início do processo de beatificação de freira que morreu em terremoto no Equador

Congregação anuncia início do processo de beatificação de freira que morreu em terremoto no Equador
Publicado em 05/11/2024 às 17:09

A congregação da irmã Clare Crockett, jovem freira que morreu em um terremoto no Equador em 2016, anunciou ontem (4) o início de sua causa de beatificação.

“Depois de receber a transferência de poderes e de ter feito a pesquisa sobre a reputação de santidade e todas as consultas necessárias, dom Antonio Prieto Lucena, bispo da Diocese de Alcalá de Henares” na Espanha, “decidiu aceitar o nosso pedido”, disse ontem (4) a congregação das Servas do Lar da Mãe.

O comunicado diz que dom Antonio Prieto vai celebrar a cerimônia de abertura da causa de beatificação de Clare Crockett no dia 12 de janeiro de 2025, na catedral magistral dos Santos Meninos Justo e Pastor de Alcalá de Henares, Espanha, às 17h30 (horário local).

No processo, a postuladora da causa será a irmã Kristen Gardner, também membro doas Servas do Lar da Mãe, que escreveu uma biografia sobre Clare Crockett em 2020, intitulada Hermana Clare Crockett: Sola con el Solo (Irmã Clare Crockett: Sozinha com [Cristo] Sozinho].

A irmã Kristen disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “a causa começou em Alcalá de Henares porque é a nossa sede (das Servas do Lar da Mãe) e era mais fácil para nós levar a cabo a causa daqui. A transferência de jurisdição foi solicitada ao bispo de Portoviejo, Equador, e ele cedeu de bom grado e Roma a aprovou”.

As Servas do Lar da Mãe também lançaram em 2018 um documentário sobre a vida da freira com o título O Todo o Nada: Hermana Clare Crockett (Ou Tudo ou Nada: Irmã Clare Crockett), que atualmente tem mais de 4,5 milhões de visualizações no YouTube.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Quem foi a irmã Clare Crockett?

A irmã Clare Crockett era uma jovem freira, membro das Servas do Lar da Mãe, que morreu em um terremoto em Playa Prieta, Equador, em 2016.

Em 16 de abril de 2016, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a província equatoriana de Manabí e matou pelo menos 673 pessoas, incluindo a irmã Clare Crockett.

“Em sua juventude, sua maior aspiração era se tornar uma atriz famosa em Hollywood, mas deixou todos os seus sonhos de lado numa Sexta-Feira Santa, depois de um encontro a sós com Cristo Crucificado”, diz nota da congregação.

Clare nasceu em Derry, Irlanda do Norte, em 1982. Adolescente carismática e divertida, ela rapidamente chamou a atenção dos produtores de televisão. Aos 15 anos, foi contratada para apresentar um programa na rede de televisão britânica Channel 4 e, aos 17 anos, chamou a atenção do canal infantojuvenil americano Nickelodeon Channel.

Porém, em 2000, em um retiro de Semana Santa, especificamente na Sexta-Feira Santa, na Espanha, com as Servas do Lar da Mãe – comunidade fundada em 1982 com foco na eucaristia, na espiritualidade mariana e nos jovens – ela teve um forte encontro com Deus.

“Não sei explicar exatamente o que aconteceu. Não vi o coro de anjos ou uma pomba branca descer do teto e descer sobre mim, mas tive certeza de que o Senhor estava na Cruz, por mim”, disse a freira, que faria os primeiros votos em 2006.

“A sua coerência de vida e a sua dedicação total nos diversos apostolados que fez na Espanha, nos EUA e no Equador conseguiram transmitir a mensagem de que só Deus pode satisfazer o coração do homem quando este se entrega totalmente a Ele, sem o negar qualquer coisa”, diz o testemunho das Servas do Lar da Mãe.

Depois de ouvir que muitos pediram nos últimos anos o início do processo de beatificação, “as Servas da Casa da Mãe, depois de rezar e refletir intensamente sobre o que deveríamos fazer, viram nessa preocupação dos fiéis uma indicação clara de que o Senhor nos pediu para solicitar a abertura do processo da irmã Clare Crockett em nível diocesano”.

“Agradeçamos a Deus por esse importante passo no estudo da vida e das virtudes de nossa querida irmã”, concluiu a congregação.

ITARARÉ