Agricultura
Consultorias e estratégias de mercado impulsionam pequenos negócios
Mais de 150 mil pequenos negócios foram atendidos no estado do Espírito Santo(ES) ao longo do ano passado, com consultorias, estratégias de ampliação de mercado e outras iniciativas que impactaram positivamente o empreendedorismo e o agronegócio capixaba.
Ao todo Sebrae/ES atingiu, em 2024, a marca de 1.039.000 atendimentos, com 64,7% realizados digitalmente, aproximando ainda mais os serviços dos empreendedores.
Um exemplo é Joelma Kuster, de Castelo, que planta morangos e transformou sua propriedade em um atrativo turístico com a experiência de colheita das frutas.
“O Sebrae foi fundamental desde o início do nosso negócio, com as consultorias, dando instruções, incentivando e ajudando a divulgar nosso empreendimento. Primeiro contratamos a consultoria do projeto do nosso espaço, logo depois contratamos os processos de rotulagem e identidade visual”, relata Joelma.
Além do colhe e pague, sua propriedade conta com restaurante e lojinha de geleias, licores e outros produtos regionais.
Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, o alto volume de atendimentos digitais demonstra a eficiência da entidade em se aproximar dos clientes.
“Para realizar boas entregas, priorizamos o olhar para o nosso cliente, entendendo as particularidades de cada território e adaptando os serviços às suas identidades e características”, destaca Rigo.
Outro caso de sucesso é o de Luciano Cerqueira, criador do Bombom Caieras, que recebeu apoio do Sebrae/ES desde a formalização do negócio até a modelagem e registro da marca. “A grande virada veio com a maior presença no mercado, participando de eventos e feiras apoiados pelo Sebrae. Agora, queremos ampliar nossa capacidade de produção, mantendo o foco nos clientes”, afirma Cerqueira.
Fonte: ASN/ES