Geral
Corpo do ator Ney Latorraca será velado amanhã no Theatro Municipal
O ator e diretor Ney Latorraca morreu na manhã desta quinta-feira, aos oitenta anos. Ele estava internado em uma clínica da zona sul do Rio de Janeiro desde 20 de dezembro. A causa da morte não foi divulgada, a pedido da família.
Antonio Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, e começou a carreira de ator em radionovelas, aos seis anos.
Em entrevista ao programa “Por Acaso” da TV Brasil, em 2001, Ney Latorraca conta como acabou virando artista.
“Eu já fui programado. Quando fui concebido, eles fizeram um ator, um ator, assim, um filho que precisava trabalhar para sobreviver, né? Como era um casal que ganhava muito pouco, pessoas pobres, e eu era filho único, eu sempre vivi fazendo gracinhas para poder sobreviver. Eu fazia gracinhas com o Manoel da Nóbrega, ele me dava sapatos, ele me dava uniforme para o colégio. Então, essas gracinhas foram virando uma, acabei virando um ator, né? Um exercício da sobrevivência”.
Ao longo da vida profissional, o ator atuou em diversas peças teatrais, como “O Mistério de Irma Vap”, novelas e programas humorísticos. Entre os personagens mais marcantes estão o vampiro Vlad, da novela “Vamp”, de 1991, e o velhinho Barbosa, em “TV Pirata”.
Em nota, o Ministério da Cultura expressou profundo pesar pelo falecimento de Ney Latorraca e se solidarizou com a família e os admiradores do artista. O presidente Lula também manifestou seus pêsames. Nas redes sociais, Lula disse que o ator e diretor de carisma marcante “nos presenteou com grandes papéis na televisão”, e no teatro “levou milhões de brasileiros às plateias”.
Ney Latorraca deixa o marido, o também ator Edi Botelho. O velório do artista será aberto ao público nesta sexta-feira, a partir das 10h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo do ator será cremado à tarde, em cerimônia restrita a familiares.