Negócios

Demoday marca o encerramento da primeira edição do Inova Cerrado | ASN Distrito Federal

Demoday marca o encerramento da primeira edição do Inova Cerrado | ASN Distrito Federal
Publicado em 22/01/2025 às 23:02

A sede nacional do Sebrae, na Asa Sul, recebeu na noite de sexta-feira, 17 de janeiro, o demoday que encerrou a primeira edição do Inova Cerrado. O programa, organizado pelo Sebrae Nacional, com apoio do Sebrae no Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP/DF), reconheceu o esforço de profissionais dispostos a transformar ideias em ações efetivas para a preservação e valorização do ecossistema, essencial para a regulação do clima, a conservação da água e a manutenção da biodiversidade, além de estar posicionado como um importante patrimônio natural do Brasil e do mundo.

A jornada até o demoday começou com a realização de um ideathon, evento realizada em setembro do ano passado e que foi dedicado a incentivar a geração de propostas inovadoras para o programa. Já no mês seguinte, o Sebrae promoveu um novo evento, que sinalizou oficialmente o início da fase de pré-aceleração. Nesta etapa, foram selecionadas as ideias mais bem avaliadas inscritas no Inova Cerrado. No total, mais de 80 propostas foram submetidas à iniciativa, demonstrando o potencial inovador presente do Distrito Federal e no Cerrado.

A pré-aceleração teve a duração de três meses e incluiu encontros presenciais e virtuais, com uma abordagem que visou não apenas fortalecer a colaboração entre os participantes, mas também promover o amadurecimento das ideias em desenvolvimento.

O analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Thyago Gatto, abriu os trabalhos do demoday ressaltando a importância de promover a bioeconomia. Ele destacou que esse conceito é essencial para a conservação do planeta, já que propõe um desenvolvimento econômico e social sustentável, utilizando os recursos naturais de maneira responsável. “A bioeconomia é a solução para manter nosso planeta estável e habitável, além de possibilitar a geração de riqueza e o desenvolvimento econômico e social a partir dos recursos que temos”, comentou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Thyago lembrou, ainda, do aumento da preocupação com questões ambientes em todo o país e no mundo, lembrando de eventos recentes e, sobretudo, da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP 30, que irá acontecer em novembro, em Belém, no Pará.

Também analista da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Philippe Figueiredo, falou acerca do período de pré-aceleração ter sido curto, mas com atividades intensas e capazes de permitir o amadurecimento de ideias diversas.

“Vocês evoluíram muito ao longo do processo. E nós realmente valorizamos essa evolução, processo que traz consigo uma série de desafios que vocês já enfrentaram e continuarão a enfrentar. Para isso, podem contar com instituições como o Sebrae e tantas outras que atuam na promoção da bioeconomia, um segmento econômico que ainda tem muito a contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, observou.

O gestor do projeto de startups do Sebrae no DF, Thiago Angelo, também comentou sobre a jornada de crescimento, mencionando que é um processo contínuo e que, embora tenha sido desafiador, representa apenas o início de um caminho mais amplo. “Foi um verdadeiro desafio que nós, do Sebrae, decidimos enfrentar juntamente com cada um de vocês. E valeu a pena. Estamos cada vez mais comprometidos em fomentar e desenvolver iniciativas que façam os negócios de vocês crescerem de maneira consistente e há muitos caminhos para serem desbravados no campo da inovação e da bioeconomia”, afirmou Thiago.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

A gerente adjunta de Inovação do Sebrae Nacional, Anny Tonet, foi outra a expressar entusiasmo com a conclusão do programa e reforçou a importância do Sebrae de apoiar os empreendedores e destaca que todos estão em movimento em suas jornadas empreendedoras, independentemente do estágio em que se encontram.

O demoday seguiu com a apresentação em forma de pitch das 20 ideias que participaram do programa de pré-aceleração. Ao final foram conhecidas as três propostas mais bem avaliadas do Inova Cerrado.

A história por trás do restaurante Versão Vegana, de Sobradinho, conquistou o grande prêmio da noite. Fundado por Verônica Nuñes juntamente com mais dois sócios, Camila Souza e Eduardo Amaral, o empreendimento surgiu como uma nova oportunidade de carreira, alinhada com seus valores éticos e um desejo de fazer a diferença no mundo. Depois de anos trabalhando como CLT, Verônica decidiu deixar seu emprego formal para seguir seu propósito e abrir o próprio negócio.

O restaurante foi inaugurado em outubro e a ideia foi uma das selecionada para participar do projeto de pré-aceleração, o que foi fundamental para o trio de empreendedores. “Participar do Inova Cerrado foi fundamental para trazer uma maturidade gigante para o nosso restaurante. Tínhamos ideias, mas muitas outras propostas que implementamos foram discutidas com os mentores. Hoje estamos em pleno funcionamento e proporcionando acesso a uma alimentação de qualidade, nutritiva e acessível para quem mora em Sobradinho e região”, contou Verônica.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Com a premiação do Inova Cerrado e o reconhecimento da proposta do empreendimento, a ideia dos empreendedores é seguir avançando. A intenção do trio é expandir a operação para a região central de Brasília e, futuramente, tornar o Versão Vegana uma franquia acessível, focada em manter preços razoáveis e atrativos, visando não apenas veganos, mas sobretudo pessoas em busca de uma alimentação saudável e de qualidade.

Duas outras propostas também foram destaque na noite. Em segundo lugar, ficou a Histórias do Cerrado, projeto de quatro mulheres apaixonadas pelo bioma. Elas planejam criar um livro com materiais lúdicos para ensinar crianças brasileiras sobre a importância do meio ambiente. Já o terceiro lugar foi para a Tom de Ébano, uma marca que utiliza recursos do Cerrado para desenvolver produtos de autocuidado e bem-estar, como sabonetes naturais, velas aromáticas e perfumes para ambiente.

Sobre o programa

O Inova Cerrado faz parte de uma estratégia mais ampla do Sebrae, chamada Inova Biomas, um programa do Sebrae criado para incentivar o surgimento de negócios inovadores na bioeconomia brasileira. O primeiro passo dessa iniciativa foi a realização do Inova Amazônia, que já teve duas edições e impactou mais de 400 projetos e 500 empresas na região Norte do Brasil.

Durante o evento de encerramento, os participantes foram informados de um novo estágio da iniciativa. Trata-se da fase de tração, que será lançada ainda no primeiro trimestre deste ano.

ITARARÉ