Negócios

Ecossistemas criam Comitê de Redes e Sebrae/CE inaugura Espaço Hubine do BNB | ASN Ceará

Ecossistemas criam Comitê de Redes e Sebrae/CE inaugura Espaço Hubine do BNB | ASN Ceará
Publicado em 17/12/2024 às 22:09

Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Estado

Nesta segunda-feira, 16/12, o Sebrae/CE realizou duas ações de destaque voltadas para o incentivo ao Ecossistema de Inovação do Estado. Primeiro, os sistemas, instituições educacionais, parceiros da causa da Inovação e os reitores das universidades cearenses, reuniram-se na sede do Sebrae/CE para discutir como alavancar e fortalecer o Ecossistema cearense.

Abrindo a reunião, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, colocou-se à disposição para apoiar a iniciativa.

Depois de um debate que convergiu para a criação de um trabalho unificado, que evitasse ações replicadas e recursos pulverizados, definiu-se pela criação do Comitê das Redes dos Ecossistemas de Inovação do Estado.

Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE

Segundo Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE, a ideia é unir os esforços e aproximar as Redes de Inovação, as comunidades de Startup e o setor produtivo, para alavancar o desenvolvimento regional e reter o capital intelectual que começa a ser atraído por ofertas do Exterior.-“Hoje o Sebrae/CE tem 350 mil alunos sendo capacitados em empreendedorismo e orientados para o setor de inovação nas escolas das várias regiões do Estado onde o Sebrae/CE atua. Precisamos criar estímulos para que, no futuro, essa mão de obra capacitada ajude ao desenvolvimento regional”, avalia. “E isso vai ser coordenado a partir do Comitê que criamos hoje”.

De acordo com Herbart Melo, articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de novação, do Sebrae/CE, as redes dos ecossistemas têm sido fundamentais para criar soluções inovadoras, estimular o empreendedorismo e fortalecer as capacidades locais, transformando desafios em oportunidades”.

PRESIDENTE DO COMITÊ

José Wally, Reitor do IFCE

Além da criação do Comitê, no mesmo ato, foi escolhido como presidente José Wally Mendonça Menezes, atual Reitor do IFCE- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que tem Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

É, também, professor do doutorado em Ensino, da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), e Professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) todos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Depois de aclamado por unanimidade, o Reitor José Wally Mendonça explicou que o objetivo do comitê é otimizar recursos, alinhar estratégias e maximizar os impactos das ações, criando um ambiente mais colaborativo e efetivo para a promoção da inovação. “Não focamos só no Ceará. Queremos uma interação internacional”.

Hubine

Na sequência, numa solenidade quase complementar no auditório do Sebrae/CE, em uma nova reunião ligada à inovação, foi lançado o Hubine-Hub de Inovação do Nordeste, a partir de uma parceria BNB/Sebrae/CE.

A partir de agora, o Hubine vai funcionar num espaço do Sebrae/CE, dentro do Sebraelab. Criado com o objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a relação entre o Banco do Nordeste e as empresas virtuais da região, o Hubine pretende fomentar o protagonismo criativo e inovador que a Região precisa para continuar avançando no segmento.

A atuação do Hubine estará focada em dois importantes pilares, que são o ecossistema de inovação e a gestão da inovação do Banco do Nordeste. Para o ecossistema de inovação, o foco é o desenvolvimento do empreendedor inovador, além do apoio às startups.

Ou seja, o Hubine do Banco do Nordeste vai atuar auxiliando aqueles que desejam ter um negócio próprio, ao mesmo tempo que vai influenciando a cultura da inovação, envolvendo o seu corpo funcional nestes processos, com o objetivo de impactar, positivamente, o segmento.

Na solenidade, três instrumentos de Crédito de Operação de Financiamento foram assinados: um, com a empresa Magnesium do Brasil Ltda. O segundo, com a empresa GolgMix -M $ S Comércio de Artigos de Óptica Ltda e o terceiro, com a empresa Startup Cash Bake Soluções tributárias LTDA.

Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE

Falando em nome do Sebrae/CE, o superintendente Joaquim Cartaxo exaltou os bons resultados obtidos com as parcerias Sebrae/CE/BNB. “Quando o BNB e o Sebrae/CE se unem é sempre para gerar valor. E, no caso do Hubine, estão previstas capacitações e mentorias essenciais para o desenvolvimento dos negócios digitais”.

Herbart Melo, articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE

Herbart Melo, articulador da unidade de Gestão de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE também falou sobre a importância da parceria com o BNB através do espaço Hubine no Sebraelab, com a possibilidade de uso de 12 espaços estilo coworking para atendimento aos empreendedores.

Ana Teresa Barbosa, diretora da Administração do BNB

Já a diretora de Administração do Banco do Nordeste, Ana Teresa Barbosa que representou, na solenidade, o presidente Paulo Câmara, enfatizou que esse acordo de cooperação vai implementar as ações e soluções voltadas para o ecossistema de inovação regional e vai possibilitar que o BNB esteja mais próximo aos demais atores do Ecpssistema Local de Inovação.

ITARARÉ