Geral

Fernanda Torres é a primeira brasileira a conquistar o Globo de Ouro

Fernanda Torres é a primeira brasileira a conquistar o Globo de Ouro
Publicado em 06/01/2025 às 11:22

Fernanda Torres é a primeira atriz brasileira a conquistar o Globo de Ouro, por sua atuação como Eunice Paiva, no filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles. Ela venceu a categoria de Melhor Atriz em Filme Drama. A premiação aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fernanda Torres concorria com artistas como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.

Surpresa com a vitória, a brasileira recebeu o prêmio das mãos de Viola Davis. O discurso foi improvisado. Fernanda agradeceu à sua mãe, outra Fernanda, a Montenegro. E falou mais:  em como o filme ajuda a sobreviver em tempos difíceis.

A mãe dela, Fernanda Montenegro foi indicada em 1999 por “Central do Brasil”, que na época levou o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.

Fernanda Torres agradeceu também ao diretor Walter Salles, ao ator Selton Mello, que dá vida a Rubens Paiva no filme, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos.

E é claro, as repercussões foram imediatas. Selton Mello gravou um vídeo bastante emocionado. Ele disse que essa é uma vitória histórica.

Pela rede X o presidente Lula também considerou a vitória da atriz “emocionante”. Segundo Lula, Fernanda Torres é orgulho do Brasil e finalizou: “Como ela mesma diz: a vida presta.”

Houve também várias outras manifestações nas redes sociais.

O Globo de Ouro é uma premiação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. São os jornalistas que escolhem.

“Ainda estou aqui” também concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas dessa vez quem levou foi o cinema francês com Emilia Péres. Aliás, maior indicado da noite: dez categorias.

Dia 17 de janeiro saem os cinco indicados para filme internacional do Oscar. “Ainda estou aqui” é um dos 15 pré-indicados. Mas, antes, no próximo domingo, 12, tem o prêmio da Associação de Críticos. “Ainda Estou Aqui” também concorre como Melhor Filme Internacional.


ITARARÉ