Religião
Igrejas são profanadas e atingidas por tiros no México
17 de dez de 2024 às 15:07
Duas igrejas foram alvo de violência no Estado do México no último fim de semana. Uma das igrejas teve a Eucaristia profanada e um tiroteio no átrio da basílica de Nossa Senhora dos Remédios deixou uma mulher morta.
“Grave profanação do Santíssimo Sacramento”
Na madrugada de domingo (15), a capela da Sagrada Família, na paróquia de Nuestra Señora de Guadalupe del Risco, no México, sofreu “uma grave profanação do Santíssimo Sacramento”, divulgou o administrador diocesano de Ecatepec, dom Luis Martínez Flores. “Jesus Sacramentado foi roubado do Sacrário e jogado nas proximidades” da igreja, disse dom Martínez Flores.
Num “ato de reparação e expiação por esse ato sacrílego”, foi celebrada uma missa no templo afetado. O administrador apostólico também convidou todas as comunidades da diocese a celebrar ontem (16) a missa e fazer “um momento de oração” diante de Jesus Sacramentado.
Dom Martínez Flores pediu aos católicos empenhados em ser “instrumentos de paz e justiça nas nossas famílias e na sociedade” e exortou a população a “valorizar a Sagrada Eucaristia” e a dar o exemplo às crianças, jovens e adultos sobre como recebê-la com dignidade.
Fora da basílica de Nossa Senhora dos Remédios: tiroteio e morte
Em outro incidente, na arquidiocese de Tlalnepantla, um grupo de homens armados disparou contra participantes de uma missa em frente à basílica de Nuestra Señora de los Remedios, em Naucalpan.
Segundo a arquidiocese de Tlalnepantla , por volta das 17h05 de sábado (14), foi registrado um “ataque direto a uma família” quando eles saíam para participar de “uma cerimônia de ação de graças” na igreja.
“Uma mulher perdeu a vida e também houve vários feridos”, disse a arquidiocese mexicana.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O arcebispo de Tlalnepantla, dom José Antonio Fernández Hurtado, rezou pelo “descanso eterno da vítima e pela rápida recuperação dos feridos”.
Dom Hurtado pediu também “a conversão daqueles que causam tantos danos à nossa sociedade e, acima de tudo, imploramos o dom da paz para o nosso país e o nosso mundo”.
Em sua declaração, dom Fernández Hurtado rejeitou “todas as formas de violência e ataques contra a vida”, ao enfatizar a violência “contra as mulheres e as famílias, em todos os lugares, mas sobretudo, neste espaço de oração, de encontro fraterno e de esperança”.
Violência no Estado do México
Segundo o relatório MX: A Guerra em Números (link em espanhol) feito pelo instituto de pesquisa T-ResearchMX ,entre 2018 e 2024 o Estado do México, onde ocorreram os dois incidentes, registrou 17.675 homicídios, sendo a segunda divisão territorial federal com mais violência no país nesse período.
Segundo dados do Observatório Nacional do Cidadão, organização que analisa e divulga informações sobre crimes de alto impacto, os municípios de Tlalnepantla e Naucalpan lideram as estatísticas de diversas categorias de crimes no Estado do México.
De janeiro a outubro deste ano, esses dois municípios ocuparam a segunda e a terceira posições, respectivamente, em relação a homicídios culposos. Na categoria de feminicídios, Tlalnepantla ficou em quinto lugar e Naucalpan em oitavo. Na categoria de roubos com violência, Naucalpan ficou em segundo e Tlalnepantla em quarto lugar.
Ambos os municípios também estão entre as dez primeiras posições em outras categorias de crimes, como extorsão, roubo de veículos, roubo de residências e roubo a empresas.