Negócios
Inova Agro: a semente que tem a missão de transformar a produção rural nas regiões da Baixada e Litoral Ocidental | ASN Maranhão
Cerca de 120 pessoas estiveram presentes na IV edição do INOVA AGRO, realizado na UFMA – Campus Pinheiro, um evento idealizado pelo Sebrae, com o intuito de discutir sobre as últimas tendências do agronegócio e estimular a tecnologia e a inovação no setor. Tendo em vista o potencial agrícola da região da Baixada e Litoral Ocidental é mais do que necessário o investimento em melhorias no meio rural e o evento foi uma oportunidade para troca de experiências e captação de novos conhecimentos.
“É sempre bom trazer conhecimento e informação, ainda mais quando são conhecimentos na área de inovação e tecnologia. Vamos encarar a inovação, não como algo de outro mundo, inacessível, mas como algo simples, por exemplo, se você muda o espaçamento de uma cultura, você já tem resultado, então isso já é inovação. Esse momento é bom para que a gente consiga reunir várias instituições parceiras, para que nossos clientes consigam entender qual o universo onde estão inseridos e continuar crescendo,” contou Maurício Leite Lima, Coordenador de Desenvolvimento Setorial do Sebrae Maranhão.
Alguns produtores aproveitaram a oportunidade para expor produtos e lucrar com a venda deles. Estiveram presentes no evento produtores rurais, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições financeiras parceiras. A programação contou com palestras e paineis que abordaram temas relevantes. Além do conteúdo trabalhado no auditório da UFMA, houve a visita técnica realizada na Fazendinha São José, propriedade do Francisco Carlos Peixoto, mais conhecido como Chicão, produtor rural de Pinheiro.
Visita técnica
A Fazendinha São José foi escolhida para a visita técnica por ter multiculturas atuantes. A propriedade possui 30 hectares e está localizada na zona rural de Pinheiro/MA. A família toca o negócio há 22 anos, com diversas atividade econômicas, como a Agroindústria de beneficiamento de polpas de fruta (carro chefe), a piscicultura, a vacaria que está em fase de reestruturação para voltar a dar lucratividade e a ovinocultura, uma atividade nova na fazendo que vem sendo desenvolvida e com boa projeção de lucro.
Francinete Mafra é produtora rural de Cururupu, ela já conhece a metodologia do INOVA AGRO e garante que essa é uma grande oportunidade de obter conhecimento e aprender boas práticas para o seu negócio. Durante a visita técnica, ela pode trocar experiências e aprender um pouco mais sobre outras culturas.
“Essa visita à fazenda São José está sendo muito boa, porque estamos conhecendo sobre outras áreas como piscicultura, ovinocultura e a própria fruticultura que é a minha área de atuação. Eu quero agradecer o Sebrae por essa oportunidade. Conhecimento é a chave de tudo, abre portas para o sucesso do negócio,” disse a empreendedora.
Resultados positivos para elas
Durante o evento foram apresentados casos de sucesso no agronegócio da região, entre os relatos de produtores que conseguiram melhorar seus negócios e aumentar sua rentabilidade. O destaque foi para as produtoras rurais Aline Martins e Regina Ferreira,que apresentaram seus negócios de sucesso que renderam para elas o primeiro e segundo lugar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, respectivamente, na categoria Produtora Rural.
O momento é pontual porque sinaliza ainda os investimentos do Sebrae no apoio ao impulsionamento do empreendedorismo feminino no Maranhão. E na quinta-feira (28), iniciou em São Luís o encontro estadual DELAS – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, um programa de imersão no universo do empreendedorismo feminino, e cujo objetivo é aumentar as ideias e negócios liderados por mulheres.
Foco em tecnologia e sustentabilidade
Durante o evento, os participantes discutiram sobre: Negócios Inovadores no Agro, conheceram casos de sucesso no meio rural, na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, aprofundaram seus conhecimento sobre as soluções do Sebrae e de alguns parceiros estratégicos para alavancar o negócio, tudo baseado no conceito de inovação tecnológica e ainda orientação de crédito para as diversas culturas trabalhadas na região.
Giovane José Campos da Silva é um dos participantes do grupo de produtores rurais beneficiados com o projeto Viveiro Floresta Viva, do Governo do Estado. Ele sabe da importância do aprendizado e das experiências captadas durante o evento, e já pensa nas diversas possibilidades de variedades de culturas que pode implantar.“Aqui conseguimos ter aprendizados relacionados a adubação, a irrigação e a plantação orgânica, estamos aqui para aprender mais ainda, porque isso nos ajuda a melhorar os nossos negócios. Trabalhando certo com o agro dá para viver bem, e quanto mais a gente melhorar nossa produção e aumentar a nossa produção, podemos crescer. Estamos aqui vendo que temos diversas oportunidades de, inclusive, incluir novas culturas no nosso plantio. Hoje já temos mais de 3 mil mudas para venda no nosso viveiro,” contou Giovane.
“O Inova Agro possibilitou reunir produtores clientes do Sebrae para essa mostra de tecnologia e novas tendências. O mais importante é fazer com que estes produtores consigam identificar oportunidades para investir. O Inova agro é isso, um mix de tecnologia, de inovação, de tendências em que todos os participantes tiveram oportunidades, e saem daqui certos de que necessitam investir em mais qualificação e principalmente em inovação,” pontuou Rosa Amélia, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.