Geral
Justiça bloqueia empresas ligadas a golpe da CNH suspensa
A Justiça em São Paulo bloqueou contas de 131 empresas ligadas ao golpe da CNH, que é a carteira de habilitação, a tradicional carteira de motorista.
De acordo com as investigações, que foram conduzidas pela Delegacia de Polícia de Combate à Lavagem de Dinheiro, da Polícia Civil de São Paulo, o golpe funcionava assim: as vítimas recebiam mensagens falsas, por WhatsApp, SMS ou e-mail, informando que havia um problema na CNH ou que a carteira estava suspensa no Detran.
Daí, as pessoas eram orientadas a acessar um link com um boleto para quitar e regularizar a situação. O documento era acessado em sites falsos, que simulavam o portal oficial do Detran ou do governo federal, e o pagamento realizado era enviado para contas de empresas fantasmas.
Portanto, se você é motorista ou condutor de veículo, atenção: o Detran avisa que não envia notificações por redes sociais ou e-mail. As notificações de suspensão e cassação são enviadas exclusivamente por carta. E contam, agora, com um QR Code, que remete o leitor ao portal da autarquia, onde o motorista, além de consultar detalhes do processo, pode apresentar defesa.
Em caso de dúvidas, o Detran recomendada acessar diretamente o site oficial do estado em que seu carro está licenciado, por meio de login feito com cadastro e senha pessoal.
A Polícia Civil paulista informou que as investigações continuam.