Geral
Lula se recupera de cirurgia cerebral e permanece em observação
O presidente Lula está se recuperando de uma cirurgia para drenagem de um sangramento no cérebro, realizada na madrugada desta terça-feira, 10, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O presidente, de 79 anos, não teve comprometimento cerebral, mas, por precaução, permanecerá na UTI em observação por 48 horas.
Nessa segunda-feira, o presidente Lula sentiu dores de cabeça e foi atendido na unidade do Sírio-Libanês em Brasília. Após exames de tomografia, a equipe médica decidiu transferi-lo para São Paulo, onde foi submetido à cirurgia.
No dia 19 de outubro deste ano, o presidente sofreu uma queda em casa, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele bateu a cabeça e precisou de pontos na região da nuca. Na coletiva realizada na manhã de hoje, o médico neurologista Rogério Tuma comentou a possível relação entre o acidente doméstico e o hematoma desenvolvido pelo presidente no crânio.
Também na coletiva, o doutor Roberto Kalil, líder da equipe médica, detalhou a cirurgia realizada para controlar o coágulo no cérebro do presidente e comentou sobre sua recuperação:
A expectativa da equipe médica é que o presidente Lula retome as atividades na próxima semana. De acordo com o doutor Roberto Kalil, o presidente já está acordado, conversando normalmente e se alimentando.