Religião
Macapá tem novo bispo
18 de dez de 2024 às 09:39
Dom Antônio de Assis Ribeiro foi nomeado hoje (18) bispo de Macapá (AP). Até então, ele era bispo auxiliar de Belém (PA). Dom Antônio vai suceder dom Pedro José Conti, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco, depois de completar 75 anos, como determina o Código de Direito Canônico.
“Acolhemos com alegria Dom Antônio e desde já convido todos a rezar pelo novo bispo de maneira especial no momento das Preces da Comunidade”, disse i vigário geral de Macapá, padre Raffaele Donneschi, em comunicado.
A chegada de dom Antônio de Assis Ribeiro à Macapá está prevista para 22 de fevereiro de 2025 e a posse será dia 26 de fevereiro de 2025. Até lá, disse o vigário geral, dom Pedro José Conti “ficará como administrador apostólico”.
Dom Antônio de Assis Ribeiro nasceu em 26 de julho de 1966, em Capão Poço (PA). Foi ordenado sacerdote salesiano em Ourém (PA), em 17 de junho de 1995. Em Manaus, trabalhou na formação salesiana. No ano seguinte, foi nomeado encarregado do Centro Vocacional Salesiano João Paulo II, na capital amazonense, sendo formador dos aspirantes e pré-noviços.
De 2000 a 2005, foi diretor da Escola Salesiana do Trabalho em Belém, professor de Teologia Moral no Centro de Formação Presbiteral da arquidiocese de Belém. Em 2003, fundou o Centro Associação Damas Salesianas em Ananindeua (PA), uma ONG voltada para a promoção do voluntariado feminino com o espírito salesiano, da qual foi conselheiro nacional de 2004 a 2005.
De 2002 a 2004, foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA). Em 2005, assumiu o cargo de conselheiro municipal dos direitos da criança e do adolescente em Belém.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 2006, foi diretor da Missão Salesiana de Yauaretê (Amazonas – área indígena) e pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, na diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM). Entre 2007 e 2008, foi diretor do Colégio Dom Bosco e pároco da paróquia Dom Bosco, centro de Manaus. De 2009 a 2013, foi diretor do Centro Juvenil Salesiano e pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Manicoré, na diocese de Humaitá (AM).
Em 2015, foi membro Conselho Administrativo Nacional da Rede Salesiana Brasil e atuou como professor de Ética profissional no curso de pós-graduação da Faculdade Salesiana Dom Bosco, em Manaus. De 2016 a 2017, foi membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Em 2017, foi membro do Comitê Rede Pan-Amazônica (REPAM) do regional CNBB Norte I.
De 2013-2017, foi vice-inspetor (vice-provincial) da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, delegado provincial para a Pastoral Juvenil Salesiana e vocacional, encarregado da promoção do voluntariado Juvenil Inspetorial e diretor-sócio da Faculdade Salesiana de Dom Bosco de Manaus.
Em 28 de julho de 2017, foi nomeado bispo auxiliar de Belém. Recebeu a ordenação episcopal em 2 de setembro do mesmo ano.
Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vice-presidente da Fundação Nazaré de Comunicação e secretário da CNBB Regional Norte 2.