Agricultura

Mapa reforça inclusão financeira no setor agrícola e rural

Mapa reforça inclusão financeira no setor agrícola e rural
Publicado em 23/11/2024 às 14:15

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve presente em Buenos Aires, nesta semana, no seminário ‘Inclusão Financeira Agrícola e Rural’, evento promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Bolsa de Cereales. O seminário reuniu especialistas, autoridades e representantes do setor agrícola para discutir o aprimoramento do acesso ao crédito agrícola e as políticas públicas necessárias para impulsionar a inclusão financeira no campo.

Durante o evento, o Mapa participou do painel “Inovação e Experiências da Região Sul para Ampliar o Acesso ao Crédito Agrícola: Linha de Trabalho e Coordenação Público-Privada”, com a participação do secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz. O secretário destacou as políticas agrícolas brasileiras e enfatizou a importância da parceria entre o governo e o setor privado para melhorar a oferta de crédito rural e garantir a sustentabilidade do agronegócio.

Wilson Vaz também fez uma apresentação detalhada sobre o Plano Safra, uma das principais ferramentas de financiamento agrícola do Brasil, que tem mais de 60 anos de história e, nos últimos 34 anos, tem sido estruturado pelo governo federal para apoiar a produção rural.

Para a safra 2024/2025, o Plano Safra destinou R$400,59 bilhões para financiamento de produtores de médio e grande porte, um aumento de 10% em relação à safra anterior, refletindo o compromisso do governo em fortalecer o setor agrícola brasileiro.

Além das discussões sobre o Plano Safra, o seminário abordou temas cruciais como as finanças rurais e agrícolas, os desafios enfrentados pelos médios produtores para acessar crédito, a necessidade de mais investimentos no setor agropecuário e a inclusão financeira para os pequenos produtores.

O evento também destacou a importância de se criar um ambiente mais inclusivo para o pequeno e médio produtor rural, que ainda enfrenta dificuldades no acesso a linhas de crédito adequadas às suas necessidades.

ITARARÉ