Geral
Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB, morre aos 86
Morreu neste domingo, 12, o jurista e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos.
Após o ocorrido, a OAB Nacional manifestou, em nota, pesar pelo falecimento de Lavenère, que foi membro honorário vitalício do Conselho Federal da Ordem, entidade que presidiu de 1991 a 1993. A entidade destacou também a liderança do jurista no processo que resultou no impeachment do então presidente da República, Fernando Collor de Mello.
Com a morte do ex-presidente, a OAB anunciou luto de sete dias, ressaltando que a atuação de Lavenère na advocacia e na própria OAB é exemplo para todos que têm compromisso com a profissão.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, declarou que o sentimento é de tristeza pela partida de um homem com alma generosa e solidária, que também deixou ensinamentos de coragem e altivez.
O presidente Lula também lamentou a morte do jurista. Em postagem na rede social X, Lula ressaltou que Lavenère sempre atuou na defesa da democracia e da justiça social, deixando um legado na advocacia do país, com sua atuação à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e na luta pela reparação às vítimas da ditadura.
O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, manifestou “profundo pesar pelo falecimento” do advogado e desejou que a memória de Lavenère “seja um farol para todos aqueles que acreditam e lutam por um Brasil mais justo, igualitário e democrático.”