Cultura
Morre o bispo dos armênios católicos da América Latina, dom Paulo Hakimian
7 de nov de 2024 às 15:03
O bispo dos armênios católicos da América Latina, dom Paulo León Hakimian, membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), morreu ontem (6), aos 71 anos, por causa do avanço inesperado de uma doença grave, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
Dom Paulo era o segundo bispo católico armênio para América Latina. Sua consagração episcopal foi em 2018, em Roma, Itália.
O velório de dom Paulo Hakimian será na segunda-feira (11), das 10h às 22h, no templo da paróquia Nossa Senhora de Narek, em Buenos Aires.
“Dom Paulo nos deixa um legado de amor, sabedoria e compaixão que continuará inspirando a todos”, diz uma nota da CNBB. “Sua vida e ministério foram marcados por uma dedicação exemplar à fé”.
A CNBB também manifesta a sua gratidão pelos seis anos de trabalho de dom Paulo “frente da Igreja Católica Armênia no continente Sul-Americano e no México”.
Exarcado Apostólico Armênio da América Latina
O Exarcado Apostólico Armênio da América Latina foi criado em 3 de julho de 1981 por são João Paulo II. O seu primeiro bispo exarca foi dom Vartan Waldir Boghossian, que foi consagrado bispo na catedral armênia de Buenos Aires, que era a sede internacional do exarcado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 1989, a Argentina se tornou uma eparquia (diocese) à parte, separando-se do restante da América Latina, mas tendo também dom Vartan como bispo. Com a criação da nova eparquia, o exarcado ficou sem uma sede própria. Então, em 2015, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, emitiu um decreto constituindo a sede do exarcado na paróquia armênia católica São Gregório Iluminador, em São Paulo (SP).
O Exarcado Armênio tem comunidades no México, Venezuela, Brasil, Uruguai e Chile. Na América Latina, há 30 mil fiéis católicos armênios: 16 mil na eparquia da Argentina e 14 mil no Exarcado Apostólico da América Latina. Destes, 7 mil vivem no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro (RJ).
Dom Paulo León Hakimian
Dom Paulo Kakimian nasceu no Cairo, Egito, em 11 de novembro de 1953. Em 1967, aos 13 anos, mudou-se para a Argentina. Em 1976, entrou para o Pontifício Seminário Armênio Levonian, em Roma.
Foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 1981, na Catedral Armênia Católica de Nossa Senhora de Narek, em Buenos Aires. Depois da ordenação, voltou a Roma para completar seus estudos. Em 1982, voltou para Buenos Aires como vigário da paróquia Nossa Senhora de Narek. Em 1985, foi enviado ao Brasil, onde serviu por dois anos na paróquia armênia de São Paulo.
Em 2002, foi nomeado administrador patriarcal da eparquia armênia do Egito, cargo que ocupou por nove meses antes de ser enviado novamente ao Brasil. Em 2005, tornou-se pároco da paróquia de Nossa Senhora de Narek e capelão do Colégio Armênio Mekhitarista de Buenos Aires. Em 4 de julho de 2018, foi nomeado bispo dos Armênios Católicos da América Latina, sendo ordenado em 29 de setembro de 2018, em Roma.