Geral
Nanovirose causou surto de gastroenterite no litoral paulista
O surto de gastroenterite no litoral paulista foi causado por uma nanovirose. A conclusão é do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência da capital paulista, que analisou amostras de fezes humanas coletadas na Baixada Santista.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os sintomas da virose, que duram em média três dias, são náusea, vômito, diarreia e dor abdominal. Podem ocorrer também dores musculares, cansaço, dor de cabeça e febre baixa.
Somente na cidade de Guarujá, mais de duas mil pessoas receberam atendimento médico por causa do surto, que começou nos primeiros dias do mês. Mas, moradores e veranistas de municípios da região, como Santos e Praia Grande, também apresentaram sintomas.
Agora, o trabalho das autoridades sanitárias é descobrir de onde está partindo a contaminação. A Prefeitura de Guarujá apontou o extravasamento de esgoto clandestino no mar da cidade como uma possível causa do surto. A Cetesb, Companhia Ambiental estadual, está investigando a fonte da infecção junto à Sabesp e os municípios da Baixada Santista.
Por enquanto, as autoridades sanitárias alertam aos veranistas para que não entrem no mar se a água da praia estiver classificada como imprópria.
Além disso, valem as orientações já anunciadas sobre cuidados básicos, como beber sempre água filtrada, lavar bem as mãos antes de preparar alimentos e mantê-los bem refrigerados.